A palavra alheia frente à objetividade jornalística: análise da incorporação de discursos sobre o 8 de janeiro em uma manchete digital brasileira
DOI:
https://doi.org/10.35956/v.25.n2.2025.p.198-214Palavras-chave:
8 de janeiro, Atos antidemocráticos, Discursos alheios, Jornalismo brasileiros, ReacentuaçãoResumo
Este trabalho, inscrito na Análise Dialógica do Discurso (ADD), analisa a incorporação do discurso alheio em uma manchete jornalística digital sobre o 8 de janeiro no Brasil. O objetivo geral é investigar efeitos da integração da palavra alheia ao enunciado da manchete para a compreensão dos discursos sobre o 8 de janeiro no país. Para isso, fundamenta-se principalmente nos trabalhos de Bakhtin (1997), Volóchinov (2021), Cunha (2008), Ribeiro (2018), Francelino (2022), Messagi Júnior (2022) e Nunes e Silva (2020), seguindo a abordagem de pesquisa qualitativa (Jaccoud; Mayer, 2008) e descritivista-interpretativista (Moita Lopes, 1994). Os resultados apontam que, mediante o diálogo entre discurso citado e citante, a manchete constroem uma reapreciação do discurso alheio, possibilitando novas representações sobre o dia 8 de janeiro.
Downloads
Referências
ALVES FILHO, F.; SANTOS, E. P. 2013. O tema da enunciação e o tema do gênero no comentário online. Fórum Linguístico 10, 2: 78-89.
BAKHTIN, M. 1997. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes.
BLIKSTEIN, I. 2008. O direito e o avesso: análise semiótica do discurso político e empresarial. Organicom 5, 9: 36-48.
CUNHA, D. 2008. Do discurso citado à circulação dos discursos: a reformulação bakhtiniana de uma noção gramatical. Matraga 15, 22: 129-144.
DESTRI, A.; MARCHEZAN, R. C. 2021. Análise dialógica do discurso: uma revisão sistemática integrativa. Revista da ABRALIN 20, 2: 1-25, 2021.
FIORIN, J. L. 2011. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática.
FRANCELINO, P. F. 2022. Discurso de outrem. Em S. V. M. Pereira e S. G. Rodrigues (orgs.). Diálogos em verbetes: noções e conceitos da teoria dialógica da linguagem, pp. 63-67. São Carlos: Pedro & João Editores.
JACCOUD, M.; MAYER, R. 2008. A observação direta e a pesquisa qualitativa. Em J. Poupart; J. Deslauriers; L. Grouxl. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos, pp. 254-295. Rio de Janeiro: Vozes.
LIMA, R. 2011. Gramática normativa da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio.
LUNA; T. S; CUNHA; D. de A. 2018. O discurso outro em narrativas ficcionais e não ficcionais. Linha D´água 31, 3: 167-190.
MESSAGI JÚNIOR, M. 2022. Fato vs. texto: como a “objetividade” oculta o caráter discursivo do jornalismo. Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso 17, 1: 166–186.
MOITA LOPES, L P. 1994. Pesquisa interpretativista em Lingüística Aplicada: a linguagem como condição e solução. D.E.L.T.A. 10, 2: 329-338.
NUNES, D. dos S.; SILVA, M. P. B. da. 2020. O discurso de outrem como estratégia estilístico-socioideológica nas manchetes de notícias veiculadas pelos jornais digitais G1 e R7. Falange Miúda - Revista de Estudos Da Linguagem 5; 1: 49-64.
RIBEIRO, K. da R. 2018. Por uma visão dialógica da forma: contribuições do Círculo de Bakhtin para os Estudos da Linguística. Entrepalavras, 8, 2: p. 100-119.
ROHLING, N. 2014. A pesquisa qualitativa e Análise Dialógica do Discurso: caminhos possíveis. Cadernos de Linguagem e Sociedade 15, 2: p. 44-60.
VOLÓCHINOV, V. 2021. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34.
‘VOU pensar duas vezes’, diz ‘patriota’ preso por vandalismo no DF ao deixar prisão. 2023. Uol. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2023/03/02/vou-pensar-duas-vezes-diz-patriota-ao-deixar-prisao.htm. Acesso em: 18 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aline Milena Borges da Silva Dias, Everton Henrique Souza da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os/As autores/as conservam os direitos autorais e garantem a RALED o direito de ser a primeira publicação do trabalho licenciado por uma Creative Commons Attribution License que permite compartilhar o trabalho com reconhecimento de sua autoria e a publicação inicial nesta revista.

