La voz de las pacientes con dolor crónico: el afecto en la interacción en páginas de Facebook y en entrevistas

Autores

  • Mariana Pascual

Palavras-chave:

Discurso e saúde. Sistema de Avaliatividade. Avaliatividade entre gêneros. Afeto.

Resumo

O presente artigo aborda o uso da linguagem em interações de pacientes que sofrem de endometriose, uma doença ginecológica crônica. Nosso foco de investigação é constituído pela construção do afeto em dois tipos de interação: de um lado, páginas do Facebook, em particular, os comentários de pacientes que possuem a patologia. O segundo tipo de interação é de entrevistas, que constituem o corpus B. Aplicamos a proposta de configurações avaliativas a partir do uma adaptação do sistema de Avaliatividade (Martin 2000; Martin e White 2005). Os resultados indicam que em ambos os corpora o domínio predominante é da in/felicidade, com claro domínio da tristeza. No entanto, a configuração da infelicidade varia entre os corpora. Esta diferença é atribuível a fatores relacionados à funcionalidade de cada tipo de interação, como a vontade de consolidação de um senso de comunidade e alinhamento de seus membros por meio do apoio emocional, ou do relato da experiência vivenciada.

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Biografia do Autor

Mariana Pascual

Doctora en Lingüística por la Universidad de Buenos Aires, Argentina y Magíster en Inglés, mención Lingüística Aplicada por la UNRC, Argentina. Se desempeña como académica investigadora en la Pontificia Universidad Católica de Chile en Análisis [Crítico] del Discurso. Ha investigado discursos de ciencia y de medios, con foco en la codificación discursiva de la evaluación, las emociones, las opiniones e ideologías. Trabaja en equipos internacionales en temáticas relacionadas con el discurso y la salud, en particular con la codificación del dolor desde perspectivas transculturales y haciendo uso de abordajes mixtos.

Correo electrónico: Mariana.pascual@uc.cl

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Publicado

2022-12-06

Como Citar

Pascual, M. (2022). La voz de las pacientes con dolor crónico: el afecto en la interacción en páginas de Facebook y en entrevistas. RALED, 22(2), 58–80. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/42314

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