Modalidades comunicativo-discursivas de participación en comunidades virtuales de aprendizaje
una propuesta para la evaluación formativa
DOI:
https://doi.org/10.35956/v.5.n2.2005.p.7-32Palavras-chave:
comunidades de aprendizagem. discurso didático. avaliação. internet.Resumo
Um dos aspectos mais críticos e atualmente menos explorados dos programas e atividades formativas na Web é a avaliação da aprendizagem dos participantes das comunidades virtuales, enquanto comunidades de prática (Mercer, 2000). Se bem que, a tecnologia permite o registro e a quantificação dos eventos de maneira quase exaustiva, contribuições nos foros, chats, correio eletrônico e documentos de trabalho, tudo isso não reflexa adequada e qualitativamente os processos discursivos, nem os ganhos concretos de aprendizagem, tanto em relação ao planejamento didático, como enquanto, a critérios externos de qualidade da aprendizagem (Garrison & Anderson, 2003). No caso da avaliação da participação dos alunos por parte dos tutores, muitas vezes, esta resulta reduzida a aspectos meramente formais, quantitativos, por carência de habilidades interpretativas do discurso eletrônico. O propósito concreto desta indagação, com base num corpus de fóruns formativos com participantes latinoamericanos, está centrado em deduzir e articular os modos e procedimentos específicos de análises discursivas, necessárias para uma avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais.
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