A análise semiolinguística

seu percurso e sua efetiva tropicalização

Autores

Palavras-chave:

Patrick Charaudeau. teoria semiolinguística. análise do discurso. quadro dos sujeitos da linguagem.

Resumo

O presente artigo em homenagem a Patrick Charaudeau possui dois objetivos centrais. Num primeiro momento, vamos fazer uma narrativa de como a teoria semiolinguística se instalou e se desenvolveu como um campo de pesquisa na Faculdade de Letras/UFMG-Brasil. Num segundo momento, demonstraremos as contribuições de pesquisadores brasileiros tendo como ponto central as reflexões e as adaptações do quadro dos sujeitos da linguagem e sua aplicabilidade a várias tipologias discursivas. Para concluir, e tomando por base os dois objetivos acima, teceremos reflexões sobre a constituição de uma análise do discurso de terceira geração, aqui denominada “franco-brasileira”, proporcionada por mais de 20 anos de estudos aprofundados, colaboração e acordos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graduada em Letras (Português-Francês) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de São Paulo, Doutora ès Lettres pela Université de Toulouse II ; tem dois pós-doutorados em análise do discurso realizados em Paris XIII e Paris III . Atuou como docente na FALE/UFMG de 1992 a 2012, onde ministrou cursos de língua e literatura francesa (graduação) e análise do discurso (pós-graduação). Atualmente é professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos na FALE/UFMG, onde ministra cursos de análise do discurso e orienta mestrandos, doutorandos e pósdoutorandos em análise do discurso. Suas pesquisas nesta área centram-se sobre narrativas de vida, sujeitos do discurso, ironia e paródia. É pesquisadora 2 do CNPq. Atualmente, é vice coordenadora do NETII (Núcleo de Estudos sobre Transgressões, imagens e imaginários) na FALE/UFMG.

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e pela Universidade de Paris XIII (dout. sanduíche). Atualmente, é professora adjunta da FALE-UFMG. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso franco-brasileira, teoria semiolingüística, teoria da ficcionalidade e análise da imagem. Coordena, ao lado da profa. Ida Lucia Machado, o Núcleo de Estudos sobre Transgressões, Imagens e Imaginários - NETII/FALE-UFMG, desde 2013. 

Referências

CHARAUDEAU, P. (1992). Grammaire du sens et de l´expression. Paris: Hachette.

CHARAUDEAU, P. (1983). Langage et discours. Paris: Hachette.

CHARAUDEAU, P. (1995). Une analyse sémiotique du discours. Langages, 117: 96-111.

CHARAUDEAU, P. (2005). Le discours politique: Les masques du pouvoir. Paris: Vuibert.

CHARAUDEAU, P. (2006). O discurso político. São Paulo: Contexto.

CHARAUDEAU, P. (2008a). Entre populisme et peopolisme: Comment Sarkosy a gagné. Paris: Vuibert.

CHARAUDEAU, P. (2008b). Linguagem e discurso. São Paulo: Contexto.

CHARAUDEAU, P. (2008c). Traité de politique à l’usage du citoyen. Paris: Vuibert.

CHARAUDEAU, P. (2010). O sujeito do discurso [Curso do Programa Escola de Altos Estudos da Capes]. Belo Horizonte/ Poslin/FALE/UFMG, 17 a 21 de maio. Nota de aula.

CHARAUDEAU, P. (2013). Histoire d´un imprunt. Histoire d´une coïncidence. Un hommage à Jean Peytard. Synergies monde, 10: 43-50.

MACHADO, I. L. (2010). A AD, a AD no Brasil e a AD do Brasil, em L. De Paula e G. Stafuzza (Eds.) Da análise do discurso no Brasil à análise do discurso do Brasil: três épocas histórico analíticas, pp. 203-230. Uberlândia: EDUFU.

MACHADO, I. L. (1996). Passagem de uma análise psico-estrutural a uma análise do discurso de 2ª geração. Revista de Estudos da Linguagem, ano 5, 4 (2):91-103.

MACHADO, I. L. (1998). A análise do discurso e seus múltiplos sujeitos, em I. L. Machado, A. R. Cruz e D. Lysardo-Dias. Teorias e práticas discursivas, pp. 111-121. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG.

MAZIÈRE, F. (2010). L´analyse du discours. Paris: PUF.

PEYTARD, J. (1983). La place et le statut du “lecteur” dans l´ensemble “public”. Semen, 1: 13-37.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Ida Lucia, & Emília. (2020). A análise semiolinguística: seu percurso e sua efetiva tropicalização. RALED, 13(2), 7–20. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33381

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)