Educação e sociedade

o discurso pedagógico entre o conhecimento e a informação

Autores/as

  • Eni Puccinelli Orlandi

Palabras clave:

formación. capacitación. discurso pedagógico. digital. educación social.

Resumen

El discurso pedagógico actual se enfrenta a una situación social y política en la que los sujetos y los sentidos entran en tensión, debido a que los artefactos digitales y las relaciones de trabajo producen contradicciones y equívocos entre los requerimientos de estos y la concepción del conocimiento. Resulta relevante preguntarnos lo que significa un sujeto capacitado, lo que significa un sujeto bien formado, puesto que estas opciones conforman a los sujetos del conocimiento. En este trabajo reflexionamos acerca de estas posibilidades y sus diferencias, con el objeto de contribuir con el profesional, en su práctica del discurso pedagógico, para que tenga una mayor comprensión de su praxis y logre resultados efectivos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eni Puccinelli Orlandi

Docente de Linguística na usp (1967-1979), introduzindo a Análise de Discurso na pós-graduação. Ensinou análise de discurso no curso de  tradução na puc/Campinas, nos anos de 1970.  Foi docente do Departamento de Linguística na Unicamp (1979/2002), onde é atualmente colaboradora. É pesquisadora do Labeurb da Unicamp; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da univás; Pesquisadora 1A do cnpq. Publica no Brasil e no exterior, tendo livros e artigos traduzidos em francês, italiano, espanhol, alemão e russo. Seu livro As Formas do Silêncio recebeu o prêmio Jabuti. Além de seu trabalho  de liderança  em análise de discurso, introduziu a história das ideias linguísticas no Brasil.

Citas

Foucault, M. 1978. História da loucura na idade clássica. São Paulo: Editora Perspectiva.

Marx, K. 2004 [1844]. [Disponível em: www.marxists.org /portugues/marx/1844/ manuscrito/index.html]. Manuscriptos econômico- filosóficos. Rio de Janeiro: Boitempo. [Acesso: 12 de junio de 2015].

Orlandi, E. 1996. Interpretação - autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes.

Orlandi, E. 2001. Discurso e texto. Campinas: Pontes.

Orlandi, E. 2002. Língua e conhecimento linguístico. Por uma história das idéias no Brasil. São Paulo: Cortez.

Orlandi, E. 2012. Discurso em análise. Sujeito, sentido, ideologia. Campinas: Pontes.

Orlandi, E. 2014. Formação ou capacitação: duas formas de ligação sociedade e conhecimento. In E. L. Ferreira e E.P. Orlandi (orgs). Discursos sobre a inclusão, pp.148-160. Niterói: Intertexto.

Orlandi, E. 2015. La relation discours/texte: constitution, formulation et circulation des sens et des sujets. In Colloque texte et discours en confrontation dans l´espace européen. Metz: Université du Lorraine, setembro de 2015.

Pêcheux, M. 1969. Analyse automatique du discours. Paris: Dunod.

Pêcheux, M. 1975. Les vérités de la palice. Paris: Maspero.

Pêcheux, M. 1990. Discurso: Estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes.

Pêcheux, M. 2011. Análise de discurso. M. Pêcheux. Textos escolhidos por E. P. Orlandi. Campinas: Pontes.

Spinoza, B. 1988. Oeuvres complétes. Paris: Pléiade. Surveillanceme 2009. [Blog disponível em:Wordpress.com/2009/07/10/edipo.não.se. cegou.por.culpa.mas.por.excesso.de.informaçao]. [Acesso: 12 de junio de 2015].

Publicado

2020-10-19

Cómo citar

Orlandi, E. P. (2020). Educação e sociedade: o discurso pedagógico entre o conhecimento e a informação. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 16(2), 68–80. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33239

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.