Construcción discursiva del estatus de sabio en el relato de dos kimches mapuche pehuenche
Palavras-chave:
kimche. conhecimento ancestral. práticas de discurso. sistema ideacional. cosmovisão mapuche.Resumo
Este artigo pretende dar conta da construção do status de sábio nas histórias de dois kimches ma-puche-pehuenche, que desempenham um papel social fundamental na manutenção das tradições e cultura mapuche nas comunidades do Alto Bío-Bío. Através de um estudo qualitativo-descritivo que examina os testemunhos orais de dois kimches, sequências de atividades recorrentes que com-põem o discurso formativo do sábio em culturas originais são descritas e explicadas. Os resultados da análise discursivo-linguística das histórias mostram que o status de sábio nas sociedades primi-tivas é marcado por experiências baseadas no coletivo; isto é, as atividades relevantes para alcançar o status de kimche estão relacionadas ao seu trabalho comunitário. Estas impõem aos kimches assumir papéis de liderança, através de sua participação ativa em rituais, em assembleias e em ações de resgate e preservação de suas tradições.
Downloads
Referências
Aigo, J., & Ladio, A. 2016. Traditional mapuche ecological knowledge in Patagonia, Argentina: fishes and other living beings inhabiting continental waters, as a reflection of processes of change. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine 12(56): 1-17.
Becerra, S., Merino, M. E., Webb, A. & Larrañaga, D. 2018. Recreated Practices by mapuche Women that Strenghten Place Identity in New Urban Spaces of Residence in Santiago, Chile. Ethnic and Racial Studies 41(7): 1255-1276.
Denzin, N. & Lincoln, Y. 2005. Introduction. The Discipline and Practice of Qualitative Research. En N. Denzin y W. Lincoln (Eds.). The Sage Handbook of Qualitative Research. Third Edi-tion, pp. 1-32. Thousand Oaks: Sage Publications, Inc.
Denzin, N. & Lincoln, Y. 2012. Manual de investigación cualitativa vol. 2: Paradigmas y perspectivas en disputa. Mexico: Gedisa.
Fairclough, N. 2003. Analysing Discourse. Textual Analysis for Social Research. London: Routledge.
Foucault, M. 1972/2010. The Archeology of Knowledge. New York: Vintage.Gay, C. 2018. Usos y Costumbres del Pueblo Araucano. (trad. Milos, D). Santiago: Taurus. Goody, J. & Wat t, I. 1968. The Consequences of Literacy. En J. Goody (Ed.). Literacy in Traditional Societies, pp. 27-68. Cambridge: Cambridge University Press.
Guevara, T. 1913. [Disponible en línea en http://www.memoriachilena.cl/602/w3-article-8187.html]. Las Últimas Familias y Costumbres Araucanas. Santiago: Barcelona [Consulta: 26 de enero de 2019].
Halliday, M. A. K. 1994. An Introduction to Functional Grammar. London, New York: Arnold.
Halliday M. A. K. & Matthiessen, C. 2014. An introduction to functional grammar (4th ed.). New York: Routledge.
Hao, J. 2015. [Disponible en línea en http://www.isfla.org/Systemics/Print/Theses.html]. Cons-truing biology: an ideational perspective. Ph.D. Dissertation, Department of Linguistics, Univer-sity of Sydney [Consulta: 15 de febrero de 2019].
Havelock, E. 1982. The Literate Revolution in Greece and Its Cultural Consequences. Princeton: Princeton University Press.
Hernández, G. 2013. Las Salamancas. Testimonios etnográficos, historia oral y memoria colecti-va. Anclajes 16(2): 17-31.
Latcham, R. 1928. [Disponible en línea en http://www.memoriachilena.cl/602/w3-article-8189.html]. La Organización Social y las Creencias Religiosas de los Antiguos Araucanos. Santiago: Cervan-tes [Consulta: 20 de septiembre de 2018].
MacLuhan, M. 1962/2011. The Gutenberg Galaxy: The génesis of the Homo Typographicus. Toronto: Toronto University Press.
Manquilef, M. 1910/2011. Comentarios del Pueblo Mapuche. Valdivia: Serindígena.
Martin J. R. 1992. English Text: System and Structure. Amsterdam, Philadelphia: John Benjamins.
Martin, J.R., & Rose, D. 2007. Working with discourse: meaning beyond the clause (2nd Ed). Lon-don, New York: Bloomsbury.
Martin J. R., & Rose D. 2008. Genre Relations. Mapping Culture. London: Equinox.
Martin, J. R. 2014. Evolving Systemic Functional Linguistics: Beyond the Clause. Functional Linguistics 1(3): 1-24.
Martínez-Sarasola, C. 2010. De Manera Sagrada y en Celebración: Identidad, Cosmovisión y Es-pritualidad en los Pueblos Indígenas. Buenos Aires: Biblos.
Mayorga-Muñoz, C., Pacheco-Cornejo, H. y Treggiari, F. 2017. El rol de la mujer indígena mapuche en la preservación de recursos genéticos y conocimientos tradicionales asociados. Un análisis jurídico desde la perspectiva de género. Revista Jurídicas 14(2): 29-45.
Montecino, S. 1984. Mujeres de la tierra. Santiago: CEM-PEMCI.
Ñanculef, J. 2016. Tayiñ Mapuche Kimün. Epistemología Mapuche. Sabiduría y Conocimiento. Santiago: Facultad de Ciencias Sociales. Universidad de Chile.Ong, W. 1982. Orality and Literacy. The Technologizing of the Word. London, New York: Routledge.
Peña-Cortés, F., Huilliñir-Curío, V., Pincheira-Ulbrich, J., Quintriqueo, S., Quilaqueo, S., Gutiérrez, M., & Morales, S. 2019. Mapuche-Pewenche knowledge transmitted by teachers and parents: perception of schoolchildren in rural schools of the Araucanía region (Chile). Journal of Multilingual and Multicultural Development 40(23): 244-256.
Quilaqueo, D. 2012. Saberes educativos mapuche: racionalidad apoyada en la memoria social de los kimches. Atenea 505: 70-102.
Quilaqueo, D. & Torres, H. 2013. Categorization of mapuche ways of conceiving time and space: Educational Knowledge of the Kimches. Diaspora, Indigenous and Minority Education 7(2): 84-98.
Roger, A. 1997/2013. Breve Tratado del Paisaje. Madrid: Biblioteca Nueva.
Skewes, J. 2016. Residencias en la cordillera. La lógica del habitar en los territorios mapuche del bosque templado lluvioso en Chile. Antípoda. Revista de Antropología y Arqueología 26: 133-154.
Thornborrow, J. 2012. Narrative analysis. En J. Gee & M. Handford (Eds.). The Routledge Han-dbook of Discourse Analysis, pp. 51-65. New York: Routledge.
Van Leeuwen, T. 2008. Discourse and Practice. New Tools for Critical Discourse Analysis. Oxford, New York: OUP.
Vasilachis, I. 2009. La investigación cualitativa. En I. Vasilachis (Ed.). Estrategias de Investigación Cualitativa, pp.23-64. Barcelona: Gedisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os/As autores/as conservam os direitos autorais e garantem a RALED o direito de ser a primeira publicação do trabalho licenciado por uma Creative Commons Attribution License que permite compartilhar o trabalho com reconhecimento de sua autoria e a publicação inicial nesta revista.