A inclusão de pessoas com deficiência e o papel do educador especializado na escola regular
discurso, identidade e letramento
Palavras-chave:
análise de discurso crítica. inclusão. letramento. atendimento educacional especializado.Resumo
A proposta da educação inclusiva prevê a ação docente como principal recurso para que a criança e o jovem com deficiência sejam incluídos na rede regular. Nesse sentido, objetivamos investigar os discursos presentes no contexto da Educação Inclusiva. A investigação foi ancorada na Análise de Discurso Crítica e nos Novos Estudos do Letramento. O corpus é formado por transcrições de entrevistas realizadas com dois professores/as em uma escola pública de Brasília (DF). Os resultados demonstram a fragilidade da proposta de inclusão brasileira, celebrada por meio de discursos que evocam igualdade, justiça, cidadania, direito e autonomia, não concretizados da forma como são veiculados.
Downloads
Referências
Angrosino, M. 2009. Etnografia e observação participante. Trad. José Fonseca. Porto Alegre: Artmed. Barton, D; Hamilton, M. e Ivanic, R. (eds.). 2000. Situated literacies: Reading and writing in contexto. Londres, New York: Routledge.
Batista JR, J. R. L. 2016. Pesquisas em educação inclusiva: questões teóricas e metodológicas. Recife: Pipa Comunicação.
Chouliaraki, L. e Fairclough, N. 1999. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press.
Fairclough, N. 2001. Discurso e mudança social. Coord. trad. revisão e prefácio à ed. brasileira Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília.
Fairclough, N. 2003. Analysing discourse: textual analysis for social research. Londres: Routledge.
Garcia, R. M. C. 2004. Discursos políticos sobre inclusão: questões para as políticas públicas de educação especial no Brasil. Em 27a Reunião Anual da ANPED, Caxambu.
Lopes, M. C e Fabris, E. H. 2013. Inclusão & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Magalhães, I. 2012. Letramentos e identidades no Ensino Especial. Em Magalhães, I. (Ed.). Discursos e Práticas de Letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores, pp. 159194. Campinas, SP: Mercado de Letras.
Rajagopalan, K. 2003. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola Editorial.
Rojo, R. H. R. 2009. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial.
Sato, D. T. B. S. e Magalhaes, I. e Batista JR, J. R. L. 2012. Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento. Rev. bras. linguist. apl. [online]. vol.12, n.4: 699724.
Soares, M. A. L. E Carvalho, M. F. 2012. O professor e o aluno com deficiência. São Paulo: Cortez.
Street, B. V. 2014. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial.
Yin, R. K. 2016. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os/As autores/as conservam os direitos autorais e garantem a RALED o direito de ser a primeira publicação do trabalho licenciado por uma Creative Commons Attribution License que permite compartilhar o trabalho com reconhecimento de sua autoria e a publicação inicial nesta revista.