A inclusão de pessoas com deficiência e o papel do educador especializado na escola regular

discurso, identidade e letramento

Auteurs-es

Mots-clés :

análise de discurso crítica. inclusão. letramento. atendimento educacional especializado.

Résumé

A proposta da educação inclusiva prevê a ação docente como principal recurso para que a criança e o jovem com deficiência sejam incluídos na rede regular. Nesse sentido, objetivamos investigar os discursos presentes no contexto da Educação Inclusiva. A investigação foi ancorada na Análise de Discurso Crítica e nos Novos Estudos do Letramento. O corpus é formado por transcrições de entrevistas realizadas com dois professores/as em uma escola pública de Brasília (DF). Os resultados demonstram a fragilidade da proposta de inclusão brasileira, celebrada por meio de discursos que evocam igualdade, justiça, cidadania, direito e autonomia, não concretizados da forma como são veiculados. 

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Bibliographies de l'auteur-e

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. É membro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE). Atualmente, é professor do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI), fundador e coordenador do Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq). Organizou o livro Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas (com Denise Tamaê e Iran Melo, Parábola Editorial, 2018). Dedicase a estudos nas áreas dos Novos Estudos do Letramento e da Análise de Discurso Crítica.

Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás. Como Gestora Pública do Estado de Goiás, é autora do Manual de Redação do Governo de Goiás (juntamente com a comissão de elaboração), atuando em elaboração de políticas públicas e projetos de alto desempenho. É consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás. Como pesquisadora, tem experiência na área de Linguística (Análise de Discurso Crítica e Letramento), Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Reabilitação e Psicoterapias com ênfase em inclusão.

Références

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Publié-e

2020-10-19

Comment citer

José Ribamar Lopes, & Denise Tamaê Borges. (2020). A inclusão de pessoas com deficiência e o papel do educador especializado na escola regular: discurso, identidade e letramento. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 19(2), 111–127. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33141

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