Modalização em textos midiáticos
estratégias de construção de sentido
Mots-clés :
enunciação. ato de linguagem. discurso.Résumé
Este artigo propõe-se a analisar operações linguístico-discursivas, presentes em textos midiáticos ”“notícias e reportagens de jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo e capas de revistas femininas dos séculos XIX, XX e XXI”“ com o fim de observar como a análise da emergência da subjetividade contribui para a compreensão de efeitos de sentido e a consequente construção dos ethé dos enunciadores. Como fundamentação teórica, serão utilizados conceitos de teorias da enunciação e princípios da Teoria Semiolinguística do Discurso, segundo a qual todo ato de linguagem se caracteriza como interenunciativo, é regido por um contrato de comunicação e é realizado sob determinadas condições. Por meio da descrição de três pesquisas, em andamento no Laboratório de pesquisa CIAD- Rio, e que fazem parte de um projeto maior integrado sobre análise de textos midiáticos, serão apresentados resultados parciais que apontam para a importância do reconhecimento da modalidade enunciativa em gêneros textuais considerados como atos de discurso.
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