Paulo Freire em três projetos de lei

Autores/as

  • Dener Gabriel Ferrari Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.35956/v.21.n2.2021.p.49-66

Palabras clave:

Paulo Freire, Discurso pedagógico, Análise de Discurso

Resumen

En este artículo busco analizar la justificación de tres proyectos de ley ”“ 1930/2019 (Brasil 2019a), 2589/2019 (Brasil 2019b) y 3033/2019 (Brasil 2019c) ”“ que buscan derogar la ley 12612/2012 (Brasil 2012). Por tanto, adopto la postura teórico-metodológica del Análisis del Discurso y movilizo los conceptos de condiciones de producción (Pêcheux 1969), memoria discursiva (Pêcheux 1984) y silencio constitutivo (Orlandi 1992). De los análisis realizados pude entender que los proyectos de ley son parte de una red más amplia de formulaciones que tiene su origen en eventos posteriores a las Cuarenta Horas de Angicos y que se institucionalizaron durante el régimen militar brasileño. Aún así, fue posible notar la presencia de un discurso político sobre la izquierda y sobre el comunismo (Mariani 1996) y un silencio sobre el prestigio internacional de Paulo Freire.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dener Gabriel Ferrari, Universidade Estadual de Campinas

Cursa mestrado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, com ênfase em Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas. É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES) e participa do grupo de pesquisa O cotidiano na História das Ideias Linguísticas do Brasil (CoLHIBri).

Citas

BRANDÃO, C. R. 1983. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense.

BRASIL. 2012. Lei Nº 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira, Brasília, DF, abr. Acesso em: dez. 2019.

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12612.htm>.

DI NIZO, P. L. 2019. Um ensaio sobre o cinismo: distorções e reapropriações performativas nas práticas discursivas contemporâneas. Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas. <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/335534>.

FERRARI, D. G. E SANTOS M. A. 2020. O movimento/projeto Escola Sem Partido: reflexões a partir do projeto de lei 246/2019. Signo y seña 1, n. 36: 148-160. <https://doi.org/10.34096/sys.n36.6587>.

FREIRE, P. 1992. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

GREEN, E. 2016. What are the most-cited publications in the social sciences (according to Google Scholar)?. LSE Blogs. Acessos em jun. 2020.

<https://blogs.lse.ac.uk/impactofsocialsciences/2016/05/12/what-are-the-most-cited-publications-in-the-social-sciences-according-to-google-scholar/>.

MARIANI, B. S. C. 1996. O comunismo imaginário: práticas discursivas da imprensa sobre o PCB (1922-1989). Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas.

<http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270690>.

ORLANDI, E. P. 1984. Segmentar ou recortar? Série Estudos 1, n. 10: 9-26.

ORLANDI, E. P. (1992). As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

PAVEAU, M. A. 2013. Memória, des-memória, a-memória: quando o discurso volta-se para seu passado. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação 1, n. 35: 137-161. Acessos em: jan. 2021.

<http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/441>

PÊCHEUX, M. (1969). Análise automática do discurso. In: GADET, F. E HAK T. (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 59-158. 5 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.

PÊCHEUX, M. (1975). Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.

PÊCHEUX, M. (1982). Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E. P. (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 57-67. 4 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.

PÊCHEUX, M. (1984). Papel da memória. In: ACHARD, P. [ET AL]. Papel da memória. 43-51. 4 ed. Campinas: Pontes Editores, 2015.

REIS, P. J. F. M. 2012. Paulo Freire ”“ Análise de uma história de vida. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São João Del Rei. Acessos em: jan. 2021. <https://ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/mestletras/PRINCIPAL/Pollyanna.pdf>

VENTURINI, M. C. E SCHERER, A. E. 2017. O discurso do/sobre o ódio no contexto brasileiro: nosso compromisso político com o dizer. Fragmentum 1, n. 50: 163-178. <https://doi.org/10.5902/2179219431541>.

ZOPPI-FONTANA, M. 2020. A vontade do povo. In: DELA SILVA, S. E SAVEDRA, M. M. G. (org.). Estudos de linguagem e compromisso social. Campinas: Pontes Editores.

Arquivo de leitura

BITTENCOURT, A. B. 2014. Um documento histórico: parecer ao Conselho Diretor da Unicamp sobre Paulo Freire. Pro-posições 25, n. 3: 251-257.

<http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201407513>.

BRASIL. 1973. Encaminhamento Nº 16972/73 ARJ/SNI. Rio de Janeiro, RJ, 14 de jun. Acesso em abr. 2020.

<http://sian.an.gov.br/sianex/consulta/Pesquisa_Livre_Painel_Resultado.asp?v_CodReferencia_id=1825460&v_aba=1>.

BRASIL. 2005. Projeto de Lei Nº 5.418, de 14 de junho de 2005. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira, Brasília, DF, jun. Acesso em abr. 2020. <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=314638&filename=PL+5418/2005>.

BRASIL. 2019a. Projeto de Lei Nº 1930, de 02 de abril de 2019. Revoga a Lei nº 12.612, de 13 de abril 2012, que declara Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira, Brasília, DF, abr. Acesso em: dez. 2019. <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=B3B53AF2B4A2E882E085BB97EC0B0136.proposicoesWebExterno1?codteor=1726978&filename=Tramitacao-PL+1930/2019>.

BRASIL. 2019b. Projeto de Lei Nº 2589, de 29 de abril de 2019. Revoga a Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012, que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira, Brasília, DF, abr. Acesso em: dez. 2019.

<https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1739289&filename=PL+2589/2019>.

BRASIL. 2019c. Projeto de Lei Nº 3033, de 21 de maio de 2019. Declara São José de Anchieta patrono da educação brasileira e revoga a Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012, Brasília, DF, mai. Acesso em: dez. 2019.

<https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1750539&filename=PL+3033/2019>.

JORNAL DO BRASIL. 1964. 1º Caderno. Jornal do Brasil, 15 de março de 1964. Acessos em: jun. 2020. <http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/50956>.

ESCOLA SEM PARTIDO. 2012. Freire: o patrono da doutrinação. Acessos em: mai. 2020. <https://www.escolasempartido.org/blog/freire-o-patrono-da-doutrinacao/>.

GUERRA, M. 2013. Sobre as 40 horas de Angicos. Em aberto 26, n. 90: 21-44.

INSTITUTO LIBERAL DE SÃO PAULO. 2017. Paulo Freire, o patrono do fracasso educacional brasileiro. Acessos em: mai. 2020. <http://www.ilisp.org/artigos/paulo-freire-o-patrono-do-fracasso-educacional-brasileiro/>.

LOBO, L. 2013. A experiência de Angicos. Em aberto 26, n. 90: 123-129.

O POTI. 1964. Cartilhas de Freire iguais às de Fidel, diz professora. O Poti, 13 de dezembro de 1964. Acessos em: jun. 2020. <http://memoria.bn.br/docreader/031151_02/1828>.

SALVADOR. Projeto de Lei nº 242, de 13 de agosto de 2019. Denomina Escola Municipal José Bonifácio, Salvador, BA, ago. 2019. Acesso em: jun. 2020. <http://177.136.123.158/Upload/e-legislativo/PLE2422019/807A0BF7-E173-4592-9579-3B3323EF4C3B.PDF>.

Publicado

2021-12-29

Cómo citar

Ferrari, D. G. (2021). Paulo Freire em três projetos de lei. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 21(2), 49–66. https://doi.org/10.35956/v.21.n2.2021.p.49-66

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.