O sentido de América Latina na formação em Geografia: proposta metodológica a partir do cinema

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DOI:

https://doi.org/10.26512/patryter.v8i15.51636

Palavras-chave:

América Latina. formação em Geografia. metodologia de ensino. cinema.

Resumo

Seja como utopia ou realidade histórica, a América Latina é, ainda, uma grande incógnita para a sociedade brasileira e a Geografia – ciência e disciplina escolar – tem um papel a desempenhar na reversão desse quadro. Neste sentido, propõe-se a formulação de uma metodologia de ensino da disciplina Geografia da América Latina lecionada na UFOB que busca conciliar o estudo geográfico a uma ilustração lúdica da formação territorial latinoamericana por meio da análise de produções cinematográficas e na literatura de Eduardo Galeano na perspectiva da Geografia Histórica. Assim, o objetivo deste escrito é dar ciência e debater o escopo metodológico desenvolvido para o plano de ensino proposto. Para tanto, o artigo foi construído seguindo um roteiro que contempla (a) um detalhamento dos aspectos construtivos da metodologia e (b) uma exposição relativa às escolhas das obras constantes em cada um dos períodos definidos.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Baqueiro Brandão, Universidade Federal do Oeste da Bahia, UFOB, Brasil

Professor doutor da UFOB

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Publicado

16-11-2024

Como Citar

Brandão, P. R. B. (2024). O sentido de América Latina na formação em Geografia: proposta metodológica a partir do cinema. PatryTer, 8(15), 01–15. https://doi.org/10.26512/patryter.v8i15.51636

Edição

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Artigos