Transportes, malha viária e enfiteuse. Estruturação urbana e fundiária em Natal, Brasil (1892-1923)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/patryter.v6i11.41190

Palavras-chave:

Produção do espaço. cidades. redes. estrutura urbana

Resumo

Nas décadas de 1910 e 1920, a legislação foreira de Natal, capital do Rio Grande do Norte-Brasil, sofreu diversos ajustes e remodelações. A enfiteuse dos terrenos corroborou o processo de estruturação urbana durante o período. O objetivo principal do presente estudo é compreender o papel desempenhado pelas redes viárias e de transporte na constituição de padrões socioespaciais nesta emergente estrutura fundiária de Natal. O recorte temporal se concentra no período da República Velha (1889-1930). As fontes de dados utilizadas foram os Decretos e Mensagens de Governo Municipal e Estadual, o Censo Brasileiro de 1920, o Almanak Laemmert, (Biblioteca Nacional), o mapa de Natal de 1924 e, sobretudo, as cartas de aforamento do município digitalizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) do período de 1904 a 1923.

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Biografia do Autor

Gabriel Leopoldino Paulo Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Brasil

Professor doutor de Arquitetura e Urbanismo da UFERSA

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Publicado

26-02-2023

Como Citar

Medeiros, G. L. P. (2023). Transportes, malha viária e enfiteuse. Estruturação urbana e fundiária em Natal, Brasil (1892-1923). PatryTer, 6(11), 01–23. https://doi.org/10.26512/patryter.v6i11.41190

Edição

Seção

Artigos