A gênese do mercado nacional e a Cia. Industrial Sanjoanense (c.1890-c.1913)

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DOI:

https://doi.org/10.26512/patryter.v4i7.35060

Palavras-chave:

Companhia Industrial São Joanense. mercado nacional. indústria têxtil no Brasil. mercado interno. desequilíbrios regionais no Brasil.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir o conceito de mercado nacional por meio de informações de e  mpresas fabris e comerciais publicadas pela Companhia Lloyd’s, em 1913. Essas informações nos possibilitam considerar que a integração dos mercados regionais já havia se estabelecido durante o final do século XIX, convivendo com a escravidão e o crescimento dos núcleos urbanos. A Companhia Industrial São Joanense vai se caracterizar pelas condições regionais assimétricas que a construção do mercado nacional criou, concentrando o mercado de capitais no Rio de Janeiro e São Paulo.

 

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Biografia do Autor

Afonso Alencastro Graça Filho, Universidade Federal de Sao Joao del Rei, UFSJ, Brasil

Profesor Titular da Universidade Federal de Sao Joao del Rei, UFSJ, Brasil

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Publicado

01-03-2021

Como Citar

Graça Filho, A. A. (2021). A gênese do mercado nacional e a Cia. Industrial Sanjoanense (c.1890-c.1913). PatryTer, 4(7), 01–11. https://doi.org/10.26512/patryter.v4i7.35060

Edição

Seção

Artigos