A Ciência do Autocuidado Feminino: relato de experiência de atividades extensionistas
Palavras-chave:
Cosmetologia, Ensino-aprendizagem, sustentabilidade, higiene, Projeto de Extensão Universitária, Saúde da MulherResumo
As mulheres constituem a maioria da população brasileira e são as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo imprescindível melhorar a assistência à saúde para esta população, evidenciando o autocuidado. O projeto de extensão visa a capacitação de meninas e mulheres de diferentes níveis sociais, culturais e educacionais, para o desenvolvimento, produção e uso dos produtos cosméticos para higiene pessoal, além de outras atividades de Educação em Saúde. A execução da proposta foi iniciada com rodas de conversas para conhecimento do público- -alvo, planejamento das atividades práticas de elaboração de cartilhas e produtos de higiene, como sabonete em barra e sabonete líquido. As atividades propostas pelo projeto foram realizadas entre julho de 2023 a junho de 2024 e atenderam mais de 300 meninas e mulheres, com a disseminação de conhecimentos sobre composição, elaboração e uso, dos produtos de higiene para autocuidado. Colaboraram alunos de graduação e pós-graduação, e participantes de projetos de ensino (TCC), pesquisa (PIBIC, PIBITI) e extensão (REPE, PIBEX e Rede CUC), além de envolvimento dos alunos do ensino médio (PIBIC-EM). O projeto articulou-se com diferentes propostas, promovendo a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e notou-se que os alunos da comunidade acadê- mica e o público-alvo feminino mostraram-se favoráveis à prática das atividades, fortalecendo a interação universidade-comunidade e a promoção de saúde e incentivo ao autocuidado feminino.
Downloads
Referências
ANVISA. Classificação de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes: Conceitos e definições. Brasília, 2023. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/acessoainformacao/perguntasfrequentes/cosmeticos/conceitos-e-definicoes>. Acesso em: 31 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde sexual e saúde reprodutiva. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
CARVALHO, M. P. DE. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Cadernos De Pesquisas, n. 109, p. 240–242, 2000.
CASTANHO, R. B.; MENDONÇA, T. E. A.; RIBEIRO, B. E. M. Práticas de educação ambiental no âmbito educacional. Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 4, n. 1, 2023.
CHAGAS, L. S. V. B.; MARTINS, F. S. Oficinas de práticas de educação ambiental. Anais da XIV JINCE/JID, 2019.
DANTAS FILHO, F. F.; GOMES, J. P.; DE MEDEIROS, G. D. Reação de Saponificação no Ensino Médio por meio de um Jogo de Tabuleiro intitulado Fábrica de Sabão. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 5, n. 1, p. 85-105, 2022.
FIOCRUZ. Fiocruz e SESI Lab: Lugar de mulher é na ciência! – Fiocruz. Brasília, 2024. Disponível em: <https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/fiocruz-e-sesi-lab-lugar-de-mulher-e-na-ciencia/>. Acesso em: 31 jul. 2024.
GEHRED, A. P. Canva. Journal of the Medical Library Association: JMLA, v. 108, n. 2, 2020.
KRAUCZUK, T. T.; L. A. N. Estudando a reação de saponificação com a produção de sabão caseiro a partir do óleo de frituras. Anais do III Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR, 2016.
LEOBETT, J. S. et al. A importância da extensão universitária: Programa Amigos da Reciclagem. Revista Extensão & Sociedade, v. 15, n. 1, 2023.
NASCIMENTO, J. S. Adesão de hábitos de higiene em crianças no ambiente escolar de uma comunidade da zona rural do Município de Junqueiro –Alagoas. Trabalho de conclusão do curso Especialização em Estratégia e Saúde da Família. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte –Minas Gerais, 2015.
OKANO, M. T.; FERNANDES, M. E.; DOS SANTOS, Osmildo Sobral. Mulheres Empreendedoras: A evolução da realidade brasileira na última década. Revista Fatec Sebrae em debate-gestão, tecnologias e negócios, v. 3, n. 04, p. 67-67, 2016.
PEREIRA JUNIOR, G. F.; AZEVEDO, M. DA G. B. DE; SOUZA, J. B. P. DE. Cultivo e uso de plantas medicinais na comunidade rural Sítio Bujari, Cuité, Paraíba, Brasil. Saúde e Meio Ambiente Revista Interdisciplinar, v. 13, p. 61–80, 2024.
PINHEIRO, J. V.; NARCISO, C. S.. A importância da inserção de atividades de extensão universitária para o desenvolvimento profissional. Revista Extensão & Sociedade, v. 14, n. 2, 2022.
RAMOS, M. C. M. et al. Efeito de sabonete líquido e em barra na pele de recém-nascidos a termo saudáveis: ensaio clínico randomizado. Blucher Medical Proceedings, v. 6, n. 4, p. 47-47, 2020.
SANTOS, A.Q. et al. Reação de saponificação: Produção de sabão no processo ensino-aprendizagem de reações orgânicas no Ensino Médio. Anais do III Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line, 2023.
SANTOS, D. F. Participação das mulheres na Ciência: análise currículos lattes CNPq. Aquila, n. 24, p. 233-242, 2021.
SARAIVA, R. C. F. et al. Saberes e fazeres tradicionais do cerrado: sabão de Tingui (Margonia Pubescens). Brasília: DF: Decanato de Extensão/ UnB, 2012.
SCHOT, A.G., et al. Higiene como princípio básico de uma boa saúde. XXIV Seminário Internacional de Educação –SIEDUCA, 2016; 1(1): 1-5.
SEGRE, M.; FERRAZ, F. C. O conceito de saúde. Revista de Saúde Pública, v.31, n. 5, 1997.
SPAGNUOLO, R. S.; BALDO, R. C. S. Plantas medicinais e seu uso caseiro: o conhecimento popular. Journal of Health Sciences, v. 11, n. 1, 2009.
TAVARES, E. C.; SOUZA, M. L.; PEREIRA-GUIZZO, C. S. Por que não a engenharia? Estratégias de inclusão das meninas nas ciências exatas. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, 4., Salvador. Anais [...]. Salvador: SENAI CIMATEC, 2014. p. 279-286.
TORRES, K. B. V. et al. Inclusão das Mulheres nas Ciências e Tecnologia: Ações voltadas para a Educação Básica. Expressa Extensão, v. 22, n. 2, p. 140-156, 2017.
TURESSO, J. F.; MÉLO, T. R. Equidade em saúde na atenção primária à saúde no Brasil: Uma revisão integrativa. Divers !, v. 16, n. 2, p. 546, 2023.
UNIOESTE. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Sabonetes líquidos: fabricando sabonetes líquidos, 2009. Projeto Gerart. Volume VIII. Disponível em: <http://projetos.unioeste.br/projetos/gerart/apostilas/apostila8.pdf>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Participação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.