Projeto integração universidade-escola: contribuições da extensão universitária para a alfabetização científica

Autores

  • Acácia Araújo de Assis Universidade de Brasília (UnB)
  • Patrícia Fernandes Lootens Machado Universidade de Brasília (UnB)
  • Roberto Ribeiro da Silva Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

divulgação científica; projeto de ação contínua integração universidade-escola; extensão universitária; alfabetização científica; projeto UnB tour no campus-científico.

Resumo

Este trabalho relata contribuições do projeto de extensão intitulado Integração Universidade-Escola para divulgação e alfabetização científica, ressaltadas por estudantes e professores da Educação Básica, participantes do Projeto UnB Tour no Campus Científico. Durante o 2º semestre letivo de 2016 e o 1o semestre de 2017, esses visitantes foram convidados a falar sobre as experiências vivenciadas, principalmente sobre palestras de divulgação científica realizadas no Laboratório de Pesquisas em Ensino de Química (LPEQ). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e questionários. Os resultados mostram que as palestras têm contribuído para a divulgação e alfabetização científicas, por meio da abordagem de temáticas sociais, pela utilização de experimentos relacionados a fenômenos do cotidiano e pela dialogicidade. Identificou-se também que, entre a escola e a Universidade, ainda existem barreiras que necessitam ser transpostas por meio de parcerias colaborativas entre essas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

ARAÚJO DE ASSIS, Acácia; LOOTENS MACHADO, Patrícia Fernandes; RIBEIRO DA SILVA, Roberto. Projeto integração universidade-escola: contribuições da extensão universitária para a alfabetização científica. Participação, [S. l.], v. 1, n. 31, p. 141–157, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/20162. Acesso em: 31 out. 2024.