Do virtual à práxis: experiências práticas e interações com o Terceiro Setor em um curso de graduação a distância
Palavras-chave:
Ensino a distância, responsabilidade social. Terceiro Setor.Resumo
O presente artigo apresenta a experiência desenvolvida no curso de graduação a distância em Administração promovido pela Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O caso mostra como foi possível, não só encurtar as distâncias físicas características nesta modalidade de ensino, como também aproximar a teoria da prática. Além disso, como a disciplina trata de responsabilidade social e Terceiro Setor, foi possível fazer com que a atividade prática tivesse um caráter ético, responsável e fi lantrópico promovendo a interação entre alunos e organizações do Terceiro Setor.Downloads
Referências
FACE. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Administração na modalidade a distância. Brasília: CEAD/FACE/UnB, 2006.
FRIEDMAN, M. Capitalismo e liberdade. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
GOMES, Carmenisia J. A.; LOPES, Ruth G. F. Gestão de Sistemas de Educação a Distância ”“ a teoria e a prática no contexto de um programa de formação de especialistas em ambiente internet. Disponível em http://www.escoladegestores.inep.gov.br/downloads/artigos/gestao_sistemas/gestao_sistemas.pdf Acesso em 05/05/2009.
MARIN, Longinos; RUIZ, Salvador; RUBIO, Alicia. The Role of Identity Salience in the Effects of Corporate Social Responsibility on Consumer Behavior. Journal of Business Ethics. Ed. 84, p. 65-78, Springer Netherlands, 2009.
MATIAS-PEREIRA, José. Construção de um Projeto Pedagógico para o Curso de Graduação em Administração a Distância. Brasília: CEAD/FACE/UnB, 2005.
NASCIMENTO, Daniel T. Informações sobre Seminário Temático: Responsabilidade Social Corporativa e Terceiro Setor. Material explicativo sobre diagnóstico, análise e intervenção em uma organização do Terceiro Setor. Brasília: CEAD/FACE/UnB, 2008.
OLIVEIRA, Sheila C. Encontros presenciais: uma ferramenta EAD? CINTED-UFRGS ”“ Novas Tecnologias na Educação. Disponível em http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artigos/3hSheila.pdf Acesso
em 12/08/2009.
PIAGET, Jean. Experiments in Contradiction. Chicago: University of Chicago Press, 1974.
ROBERT, Yin K. Case Study Research: design and methods. 3. ed., Sage Publications: Delhi, 2003.
SCHORÖDER, Christine S. Educação a distância e mudança organizacional na Escola de Administração da UFRGS: uma teoria substantiva. Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação
em Administração. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
SERPA, Daniela A. F.; FOURNEAU, Lucelena F. Responsabilidade Social Corporativa: uma Investigação Sobre a Percepção do Consumidor. RAC. v. 11, n. 3, jul./set. p. 83-103, 2007.
SHAW, William H. Marxism, Business Ethics, and Corporate Social Responsibility. Journal of Business Ethics. Ed. 84, p. 565-576, Springer Netherlands, 2009.
SMITH, Craig. The new corporate philanthropy. Harvard Business Review. Ed. 72(3), p. 105-116. HBR, 1994.
SOUZA, Washington. Responsabilidade Social Corporativa e Terceiro Setor (Apostila do Curso). Brasília: CEAD/FACE/UnB, 2008.
UAB. Sobre a UAB. <http://www.uab.capes.gov.br>, acesso em 01/05/2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.