Meninas.comp: Computação Também é Coisa de Menina
Palavras-chave:
Computação. Meninas. Gênero. Mulheres.Resumo
Este artigo apresenta o projeto “Meninas.comp: Computação Também é Coisa de Menina”, que tem o objetivo de divulgar a área da Computação para as meninas do ensino médio, fornecendo informações sobre a carreira professional na academia e no mercado de trabalho, através de palestras e oficinas de programação e robótica. Além disso, o artigo discute a questão de gênero nos cursos de Computação do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, e também os resultados de uma pesquisa, realizada entre 2011 e 2014, sobre a percepção das alunas do ensino médio do Distrito Federal sobre a área de Computação.
Downloads
Referências
COHOON, J. M. Recruiting and retaining women in undergraduate computing majors. ACM SIGCSE Bulletin - Women and Computing, USA, v. 34, n. 2, p. 48-52, 2002.
COUTO, G. C; DANTAS, M. A. N. A. Utilizando Mineração de Dados para Análise de gênero nos cursos de Computação na UnB. Monografia de Conclusão de Curso. Departamento de Ciência da Computação. Universidade de Brasília, 2014. Disponível em: http://bdm.unb.br/handle/10483/8176. Acesso em: 30 julho 2016.
GURER, D.; CAMP, T. An ACM-W literature review on women in computing. ACM SIGCSE Bulletin - Women and Computing, USA, v. 34, n. 2, p. 121-127, 2002.
MAIA, MM. Limites de gênero e presença feminina nos cursos superiores brasileiros do campo da computação. Cadernos Pagu, v. 46, p. 223-244. ISSN 1809-4449. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/18094449201600460223. Acesso em: 30 julho 2016.
KHAN, N. Z.; LUXTON, A. Is computing for social good the solution to closing the gender gap in computer science? In: Australasian Computer Science Week Multiconference (ACSW’16), 2016, Canberra. Proceedings of the Australasian Computer Science Week Multiconference. doi: 10.1145/2843043.2843069. New York: ACM International Conference Proceedings Series. p. 17:1- 17:5.
Kodu. Disponível em: http://www.kodugamelab. com. Acesso em: 30 jul. 2016. IEEE Electron Devices Society. Disponível em: http://eds.ieee.org. Acesso em: 20 jul. 2016.
LEGO Education. Disponível em: http://education.lego.com/. Acesso em: 30 mar. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.