Meninas e mulheres no Instituto de Ciências Exatas (IE): Ciência e Tecnologia em prol da redução das desigualdades de gênero no Distrito Federal e Entorno

Autores

  • Raquel Carneiro Dörr Universidade de Brasília
  • Regina da Silva Pina Neves
  • Cleia Nogueira

Palavras-chave:

Meninas e mulheres, Ciências Exatas, Igualdade de gênero

Resumo

A baixa representatividade de mulheres no campo das Ciências Exatas é uma realidade mundial e, em função disso, investigadores de todo o mundo têm buscado compreender esse fenô- meno complexo para que possíveis caminhos sejam trilhados e essa discrepância diminua. Uma maneira de contribuir para que mais meninas e mulheres possam conhecer e vivenciar práticas nessas áreas é a realização de projetos acadêmicos com a participação feminina. Assim, este artigo apresenta elementos do projeto de extensão intitulado “Meninas e Mulheres no Instituto de Ciências Exatas (IE): ciência e tecnologia em prol da redução das desigualdades de gênero no Distrito Federal e entorno” - M²ICE. O projeto tem como objetivo promover o pensar e o fazer crítico relacionado às Ciências Exatas de maneira investigativa, criativa, colaborativa e interdisciplinar, junto às estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior, de modo que reconheçam suas capacidades e afinidades em relação a essas áreas. Em especial, o projeto M²ICE tem ocorrido para motivar meninas e mulheres para atuação em Matemática, Estatística e Ciência da Computação fazendo uso de vivências práticas nesses espaços e para isso oferece às participantes, alunas das escolas públicas, diversas experiências no campo das Ciências Exatas, como encontros que abordam temas vinculados a esses campos por meio de palestras, oficinas, visitas à Universidade de Brasília e a participação em eventos como a Semana Universitária, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, circuitos de ciências das regionais de ensino, entre outros. Nesse sentido, esse texto apresenta as origens do projeto, sua metodologia de trabalho, descreve suas principais ações e os resultados alcançados nos anos de 2021 até 2023.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, Carolina. A matemática brasileira sob a perspectiva de gênero. Ciência e cultura, v. 70, n. 1, p. 32-33, 2018.

BARROS, Suzane Carvalho da Vitória; MOURÃO, Luciana. Panorama da participação feminina na edu-cação superior, no mercado de trabalho e na sociedade. Psicologia & sociedade, v. 30, p. E174090, 2018.

BIGOLIN, Nara Martini et al. Meninas olímpicas: estimulando o protagonismo feminino nas ciências e tecnologia. Cadernos de gênero e tecnologia, v. 12, n. 39, p. 133-147, 2019.

FIORENTINI, D.; LORENZATO. S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

GROCHALSKA, Monika. Girls, science and society. Between necessity and stereotypes (why girls don't want to study maths and want to study pedagogies?). In: EUROPEAN CONFERENCE ON GENDER EQUALITY IN HIGHER EDUCATION, 6., 2009. Anais […]. Stockholm: University of warmia and mazury in olsztyn, 2009. Disponível em: https://open.icm.edu.pl/handle/123456789/9414

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2022: resumo técnico. Brasília, DF: Inep, 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em :16 mar.2024.

RANGEL, Leticia; RAMOS, Juliana. Encorajar meninas para stem: a experiência do meninas olímpicas do IMPA. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE MULHERES EM STEAM, 1., 2022. Anais [...]. São José dos Campos, SP: Softaliza, 2022.

SARKAR, P.; HOWLADER, M. Women in mathematics: a study of the gender gap. International Re-search Journal of Modernization in Engineering Technology and Science, India, v. 04, p. 1307-1312, 10 out.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

CARNEIRO DÖRR, Raquel; DA SILVA PINA NEVES, Regina; NOGUEIRA, Cleia. Meninas e mulheres no Instituto de Ciências Exatas (IE): Ciência e Tecnologia em prol da redução das desigualdades de gênero no Distrito Federal e Entorno. Participação, [S. l.], v. 1, n. 42, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/55190. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.