PROJETO DE EXTENSÃO E AÇÃO CONTÍNUA MARIA DA PENHA: 10 ANOS DE ATENÇÃO E PROTEÇÃO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR EM CEILÂNDIA/DF

Autores

  • Andre Luiz Pereira de Oliveira
  • Ela Wiecko Volkmer de Castilho
  • Rayanne Sales Lima
  • Glaucia Ribeiro Starling Diniz
  • Isadora Dourado Rocha

Resumo

Trata-se de Relato de Experiência referente aos 10 anos do Projeto de Extensão de Ação Contínua Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar em Ceilândia. São apresentadas as premissas teóricas que orientaram a sua criação e metodologia do atendimento, dados sobre o número das mulheres assistidas, de estudantes e profissionais engajados/das nas atividades, da capacitação da equipe, das pesquisas realizadas, dos tipos de ações jurídicas e psicológicas encaminhadas, das dificuldades internas e externas para a continuidade do projeto, da (in)aplicação da Lei Maria da Penha, do impacto da experiência do Projeto para as assistidas e para a equipe de atendimento. Conclui-se que o Projeto Maria da Penha: atenção e proteção vem contribuindo, no âmbito de sua incidência, para a conscientização sobre a desigualdade de gênero e raça, e das medidas necessárias para superar a violência contra as mulheres, bem como cumprindo o objetivo de associar ensino, pesquisa e inserção na sociedade, dando efetividade à Lei Maria da Penha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, Daniel Pinheiro. Atendimento multidisciplinar nos delitos cometidos com violência doméstica e familiar contra a mulher. Monografia (Graduação). Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2009.
CASTILHO, Ela Wiecko Volkmer de. Rompendo barreiras: a experiência do projeto de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar na Ceilândia. Participação: revista do decanato de extensão da Universidade de Brasília, Brasília, v.10, n.18 , p. 59-65, dez. 2010.
JEZINE, E. As práticas curriculares e a extensão universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2004. Disponível em: <http://br.monografias.com/trabalhos-pdf901/as-practicas-curriculares/as-practicas-curriculares.pdf>. Acesso em 13 de Out. 2017.
LUSTOSA, Sarah Raquel Lima. Enfrentamento à violência doméstica contra a mulher: uma lição para a vida. Monografia (Graduação). Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2009.
NEVES, Anamaria Silva; ROMANELLI, Geraldo. (2006). A violência doméstica e os desafios da compreensão interdisciplinar. Estudos de Psicologia (Campinas), 23(3), 299-306
OLIVEIRA, André Luiz Pereira de. “Se vocë ficar com nossos filhos, eu te mato!”: violência doméstica e familiar contra a mulher e as disputas de guarda de filhos/as em trâmite nas Varas de Família de Ceilândia/DF. 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado em Direito)””Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
SILVA, Lídia Ester Lopes da; OLIVEIRA, Maria Liz Cunha de. Violência contra a mulher: revisão sistemática da produção científica nacional no período de 2009 a 2013. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 20, n. 11, p. 3523-3532, Nov. 2015 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001103523&lng=en&nrm=iso>. acesso em 13 Out. 2017.
TOKARSKI, Carolina Pereira. Com quem dialogam os bacharéis em direito da Universidade de Brasília?: a experiência da extensão jurídica popular no aprendizado da democracia. 2009. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2009.

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

OLIVEIRA, Andre Luiz Pereira de; CASTILHO, Ela Wiecko Volkmer de; LIMA, Rayanne Sales; DINIZ, Glaucia Ribeiro Starling; ROCHA, Isadora Dourado. PROJETO DE EXTENSÃO E AÇÃO CONTÍNUA MARIA DA PENHA: 10 ANOS DE ATENÇÃO E PROTEÇÃO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR EM CEILÂNDIA/DF. Participação, [S. l.], v. 1, n. 33, p. 68–79, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/22866. Acesso em: 19 abr. 2024.