Estímulo às Funções Executivas: Um relato de experiência na Educação Infantil
Palabras clave:
Funções Executivas, PIAFEx, Educação Infantil, Controle InibitórioResumen
O presente artigo tem como objetivo analisar e discutir a importância da realização de brincadeiras para o desenvolvimento de crianças e também a sua relação com as funções executivas. O relato de experiência a seguir, é resultado de uma intervenção que foi realizada no ano de 2022 em uma escola infantil localizada na cidade de Garanhuns, em Pernambuco, com crianças na faixa etária de 4 a 6 anos. As brincadeiras foram retiradas do PIAFEX (Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas) – dispõe de inúmeras atividades desenvolvidas com o propósito de auxiliar o desenvolvimento das funções executivas em crianças. Dentre os objetivos nas atividades escolhidas, é visto atividades que tem por função em crianças: estimular o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva, aprimorar a memória e a atenção, adquirir a habilidade de pensar antes de agir, solucionar desafios inesperados e também orientar o comportamento de acordo com algumas regras para que o indivíduo consiga obter um bom desempenho em habilidades que serão bastante utilizadas em etapas futuras da vida. Com os resultados da prática, foi possível analisar que as crianças apresentavam uma energia comum para a idade e muita euforia em realizar o que era proposto quando estimuladas. No entanto, as atividades que precisavam categorizar e agrupar figuras, foram as que mais demonstraram problemas de compreensão. Para concluir, demonstra-se que a nossa visita na escola promoveu, ainda que em pequena escala, uma melhora no desempenho escolar e comportamental das crianças que foram alvo de nossa pesquisa.
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