Atividades extensionistas de conscientização ambiental e uso racional de energia: Projeto Catavento
Palavras-chave:
energias renovaveis, DF, projeto Catavento, atividades de extensaoResumo
RESUMO: O aquecimento global e as emissões de gases de efeito estufa (GEE) têm sido um tema central de debate na agenda internacional das nações. O setor energético é um dos que mais emitem esses gases, daí a importância de se repensar e discutir as formas de uso e consumo dos insumos energéticos dentro dessa nova realidade. O Projeto Catavento é uma iniciativa extensionista da Universidade de Brasília, Faculdade do Gama-FGA, coordenada pela Profa. Paula Meyer, envolvendo alunos do curso de graduação em Engenharia de Energia e alunos do ensino médio da escola CEM 404 de Santa Maria-DF. Este artigo tem o objetivo de apresentar algumas das atividades extensionistas desenvolvidas no projeto Catavento no que tange a conscientização acerca do consumo e da produção sustentável de energia na atualidade. A apresentação das atividades e dinâmicas utilizadas pelo Projeto Catavento e seus resultados é salutar em um momento em que a transição energética e aquecimento global estão no centro da discussão atual na agenda internacional. O artigo apresenta essas atividades extensionistas desenvolvidas em conjunto com os alunos da escola CEM de Santa Maria -DF.O Projeto Catavento fará 10 anos em 2025 tendo acumulado experiências didáticas e desafios com o intuito de disseminar e conscientizar a comunidade acerca da importância em preservar tais recursos para que possamos garantir a sobrevivência e o futuro das demais gerações.
Downloads
Referências
ABSOLAR, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Infografico. Disponível em: https:// https://www.absolar.org.br/portal-servicos/ Acesso em 10 de fevereiro de 2024.
EPE, 2022. Balanço Energético Nacional, BEN. Disponível em: http://www.epe.gov.br/en/publications/publications/brazilian-energy-balance and http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/balanco-energetico-nacional-ben. Acesso em 10 de setembro de 2023.
IEA World Energy Balances and Renewables Information, Implementation of bioenergy in Brazil – 2021 update. Disponível em: https://www.ieabioenergy.com/wp-content/uploads/2021/11/CountryReport2021_Brazil_final.pdf. Acesso em 18 de julho de 2023.
IRENA, World Energy Transitions Outlook 2023: 1.5°C Pathway, Volume 1, International Renewable Energy Agency, Abu Dhabi, 2023.Disponível em: https:// www.irena.org/publications For further information or to provide feedback: publications@irena.org. Acesso em 10 de fevereiro de 2024.
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento – SEPED Coordenação-Geral do Clima – CGCL, Acordo de Paris, 2023.Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/publicacoes/acordo-de-paris-e-ndc/arquivos/pdf/acordo_paris.pdf. Acesso em 12 de fevereiro de 2024.
Ministério da Educação e Cultura. Normativas, 2023. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em 12 de fevereiro de 2024.
NovaCana. Em meio a emissões a preços em alta, RenovaBio atinge 36,05 milhões CBios em 2022. Available at: https://www.novacana.com/noticias/emissoes-preco-alta-renovabio-atinge-36-05-milhoes-cbios-2022-011122. Acesso em 10 de setembro de 2022.
PDE 2031 - Plano Decenal de Energia 2031 Empresa de Pesquisa Energética – EPE. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/plano-decenal-de-expansao-de-energia-2031. Acesso em 3 de setembro de 2023.
SIMAS, M; PACCA, S. Energia eólica, geração de empregos e desenvolvimento sustentável. Estudos avançados, v. 27, p. 99-116, 2013. Disponível em: www.revistas.usp.br/eav/article/view/53955. Acesso em 10 de setembro de 2023.
UNIVERSIDADE DE BRASILIA, Plano de Desenvolvimento Institucional (2023-2028)recurso eletrônico. Dis-ponível em: https:/planejamento.unb.br/images/Central_de_Conte%C3%BAdados/PDI_UnB_2023_2028.pdf>. Acesso em 12 de fevereiro de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Participação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.