Características dos acessos às atividades cognitivas do blog Fortaleçamente

Autores

  • Ana Beatriz  Pereira Araujo Universidade de Brasília
  • Daiane do Nascimento Almeida Universidade de Brasília (UnB)
  • Thaís Ribeiro de Sousa Universidade de Brasília (UnB)
  • Joceli Duarte Fiamoncini Universidade de Brasília (UnB)
  • Nathani Cristine do Carmo Ramos Universidade de Brasília (UnB)
  • Corina Elizabeth Satler Universidade de Brasília (UnB)
  • Maysa Luchesi Cera Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Cognição. Idoso. Tecnologia. Website. Instagram.

Resumo

O projeto de extensão FortaleçaMente do Campus de Ceilândia da Universidade de Brasília atuava de forma presencial desde 2016, por meio da realização de encontros com grupos de idosos para estimulação cognitiva. Com a pandemia de COVID-19, foi necessária a adaptação do projeto para o modo remoto. Assim, foi criado um website com uma página de blog para dar continuidade às ações de estimulação cognitiva, com a publicação de atividades virtuais. Para ajudar na divulgação das ações do projeto publicadas no blog, foi desenvolvido um perfil na rede social Instagram, onde também foram incluídas publicações sobre temáticas relacionadas à comunicação e cognição. A presente pesquisa teve o objetivo de analisar os horários de maior visualização do website e o número total de acessos de acordo com a localização dos visitantes, assim como o uso do blog do projeto, especialmente quanto às datas de publicação e atualização; às funções cognitivas e aos níveis linguísticos mais estimulados; ao tipo de resposta do usuário e ao modo de apresentação das atividades mais acessadas; bem como o efeito das divulgações do blog no Instagram e em eventos no número de visualizações das atividades. Foi desenvolvido um estudo transversal com descrição das informações do projeto FortaleçaMente. Os dados gerados envolveram as informações do período de abril de 2020 a dezembro de 2021 contidas nos relatórios do blog fornecidos pelo website; do Instagram; e dos eventos onde o projeto foi divulgado. A coleta e a análise dos dados ocorreram nos meses de janeiro e fevereiro de 2022. Foi possível observar um total de 125 publicações, divididas em 117 atividades e oito manuais de orientações. O website contou com um total de 8.374 acessos de diferentes localidades, com indivíduos de 21 Unidades Federativas e quatro países. Entre as 12 atividades mais acessadas analisadas, o mínimo e o máximo de visualizações foi de 32 e 61. Os horários de maiores acessos foram às 11 e 15 horas. O nível linguístico mais ativado nas atividades foi o semântico e as funções cognitivas predominantemente estimuladas foram linguagem e memória. Das atividades mais acessadas, o modo de apresentação predominante foi o visual e o tipo de resposta do usuário foi falado. O maior número de acessos de cinco dessas 12 atividades do blog ocorreu após algum movimento social realizado até dois dias antes no Instagram e não tiveram efeito da divulgação nos eventos, nem da data de publicação ou atualização. As características das ações remotas do projeto FortaleçaMente e seu uso evidenciam o aumento do alcance das atividades e orientações divulgadas sobre a estimulação cognitiva e oferecem suporte para a continuidade da proposta conforme as demandas sociais identificadas.

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Publicado

2023-01-16

Como Citar

 PEREIRA ARAUJO, Ana Beatriz; DO NASCIMENTO ALMEIDA, Daiane; RIBEIRO DE SOUSA, Thaís; DUARTE FIAMONCINI, Joceli; CRISTINE DO CARMO RAMOS, Nathani; ELIZABETH SATLER, Corina; LUCHESI CERA, Maysa. Características dos acessos às atividades cognitivas do blog Fortaleçamente. Participação, [S. l.], v. 1, n. 38, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/46808. Acesso em: 25 abr. 2024.

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