A brincadeira em um abrigo: uma forma de pensar a extensão universitária

Autores

  • Camila Moura Fé Maia Universidade de Brasília
  • Maíra Cristina Coelho de Lima Universidade de Brasília
  • Sara Nunes Rodrigues de Queiróz uUniversidade de Brasília
  • Regina Lúcia Sucupira Pedroza Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Brincadeira. Extensão universitária. Desenvolvimento.

Resumo

Este artigo propõe pensar a extensão a partir da apresentação do Projeto de Extensão de Ação Contínua da Universidade de Brasília “Pintando e Bordando: desenvolvimento de crianças e adolescentes em abrigos”. O projeto objetiva construir um espaço de lazer e comunicação através da brincadeira, para desenvolver processos cognitivos e afetivos e recursos de personalidade dos envolvidos, bem como possibilitar o diálogo e escuta às crianças e aos adolescentes. O trabalho é desenvolvido em uma entidade de abrigo no entorno do Distrito Federal que atende cerca de 50 crianças e adolescentes, geralmente encaminhados pela justiça após afastamento da família por violações ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Foram realizadas visitas semanais aos sábados pela manhã, durante dois anos. Discute-se a perspectiva de extensão adotada, seguida de uma exposição da fundamentação teórica que orienta o trabalho. Também se descreve o desenvolvimento do projeto e os resultados alcançados com base em uma metodologia qualitativa. Em linhas gerais constatou-se que a brincadeira é um importante instrumento de aproximação e cooperação do processo de desenvolvimento humano e de construção de subjetividade. Por fim, defende-se o papel da extensão como transformadora de realidades sociais e possibilitadora de uma formação universitária mais ampla e consciente.

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Biografia do Autor

Camila Moura Fé Maia, Universidade de Brasília

Graduanda do 7º sem de Psicologia bolsista do projeto.

Maíra Cristina Coelho de Lima, Universidade de Brasília

raduanda do 7º sem de Psicologia e bolsista do projeto.

Sara Nunes Rodrigues de Queiróz, uUniversidade de Brasília

Graduanda do 7º sem de Psicologia e bolsista do projeto.

Regina Lúcia Sucupira Pedroza, Universidade de Brasília

Professora doutora do PED/Instituto de Psicologia da UnB e coordenadora do projeto.  

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Publicado

2011-12-21

Como Citar

MAIA, Camila Moura Fé; LIMA, Maíra Cristina Coelho de; QUEIRÓZ, Sara Nunes Rodrigues de; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. A brincadeira em um abrigo: uma forma de pensar a extensão universitária. Participação, [S. l.], n. 16, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24320. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

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