A brincadeira em um abrigo: uma forma de pensar a extensão universitária
Palavras-chave:
Brincadeira. Extensão universitária. Desenvolvimento.Resumo
Este artigo propõe pensar a extensão a partir da apresentação do Projeto de Extensão de Ação Contínua da Universidade de Brasília “Pintando e Bordando: desenvolvimento de crianças e adolescentes em abrigos”. O projeto objetiva construir um espaço de lazer e comunicação através da brincadeira, para desenvolver processos cognitivos e afetivos e recursos de personalidade dos envolvidos, bem como possibilitar o diálogo e escuta à s crianças e aos adolescentes. O trabalho é desenvolvido em uma entidade de abrigo no entorno do Distrito Federal que atende cerca de 50 crianças e adolescentes, geralmente encaminhados pela justiça após afastamento da família por violações ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Foram realizadas visitas semanais aos sábados pela manhã, durante dois anos. Discute-se a perspectiva de extensão adotada, seguida de uma exposição da fundamentação teórica que orienta o trabalho. Também se descreve o desenvolvimento do projeto e os resultados alcançados com base em uma metodologia qualitativa. Em linhas gerais constatou-se que a brincadeira é um importante instrumento de aproximação e cooperação do processo de desenvolvimento humano e de construção de subjetividade. Por fim, defende-se o papel da extensão como transformadora de realidades sociais e possibilitadora de uma formação universitária mais ampla e consciente.
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