ANÁLISE DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Analysis of conservation units in the municipality of aparecida of goiânia: report of an experience of university extension

Autores

  • Alex Mota dos Santos
  • Estela Leal Chagas do Nascimento
  • Elisa Soares Rocha Barbosa
  • Rodrigo de Almeida Heringer
  • Marcília Alves Bezerra Pires
  • Bruno dos Santos Pereira

Palavras-chave:

ensino continuado, pratica extensionista

Resumo

Esse artigo tem como objetivo revelar uma experiência de extensão universi- tária que teve como foco analisar a importância da vegetação em áreas urbanas e urbanizadas. Para alcançar o objetivo aplicou-se a metodologia Hands-on a partir das atividades de extensão do projeto Aprender Fazendo para estudantes do ensino médio de escolas públicas e estudantes do ensino superior da Universidade Federal de Goiás, Aparecida de Goiânia. Os principais resultados revelaram práticas multi- disciplinares de ensino através de atividades em campo. Desse modo, na perspectiva das geociências, realizou-se análises integradas da paisagem nas Unidades de Con- servação e da relação entre a geologia local, preservação dos solos com a presença de vegetação nativa e das nascentes. Na perspectiva da cartografia, os estudantes do ensino superior elaboraram mapeamentos temáticos que foram analisados por estu- dantes do ensino médio.

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Publicado

2022-01-04

Como Citar

ALEX MOTA DOS SANTOS; ESTELA LEAL CHAGAS DO NASCIMENTO; ELISA SOARES ROCHA BARBOSA; RODRIGO DE ALMEIDA HERINGER; MARCÍLIA ALVES BEZERRA PIRES; BRUNO DOS SANTOS PEREIRA. ANÁLISE DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Analysis of conservation units in the municipality of aparecida of goiânia: report of an experience of university extension. Participação, [S. l.], v. 20, n. 36, p. 97–113, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/45989. Acesso em: 8 nov. 2024.

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