Projeto Rondon: responsabilidade social em prol da cidadania
Palavras-chave:
Projeto Rondon. Universitários. Comunidades.Resumo
ptO Projeto Rondon visa contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrando-o ao processo de desenvolvimento nacional, desenvolvendo ações em comunidades menos favorecidas. Dessa forma, contribui para a consolidação do espírito de responsabilidade social coletiva em prol da cidadania. O Projeto exerce importante função como instrumento de integração entre os universitários e a comunidade na busca de soluções que propiciem evolução nas condições de vida e no bem-estar da população. Vivenciar a realidade de um cotidiano distinto do qual os universitários estão inseridos e, assim aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo de vários anos de estudos, consiste no melhor laboratório de ensino e experiência que um aluno de graduação pode ter ao longo de sua trajetória acadêmica. O presente estudo apresenta a experiência de oito estudantes da Univates/RS no Projeto Rondon na Operação Canudos, atuando no município de Paulistana /PI, durante 14 dias.
Downloads
Referências
MINISTÉRIO DA DEFESA. Disponível em:https://www.defesa.gov.br/mostra_materia.php?ID_
MATERIA=31937. Acesso em: 27 de setembro de 2010.
NETO, P. C. C.; COELHO, I. N.; SOUZA, U. Q. M.; ALBUQUERQUE, R. A Casa do Combatente de Caatinga. Petrolina ”“ PE, 2009, nº7.
PROJETO RONDON. Ministério da Defesa do Brasil. Disponível em http://projetorondon.paginaoficial.com/portal/ Acesso em: 23 de abril de 2013.
REBELLATO, M. O Esforço Conjunto entre Defesa e o Meio Acadêmico: O Projeto Rondon Transformando Realidades no País. Ministério da Defesa do Brasil. Disponível em: https://www.defesa.gov.br/projetosweb/livrobranco/apresentacao_trabalhos.php Acesso em: 24 de abril de 2013.
SOUSA, R. Guerra de Canudos. Brasil Escola, 2013. Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiab/canudos.htm Acesso em: 22 de abril de 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.