Projeto Rondon: responsabilidade social em prol da cidadania

Autores

  • Diorge Jônatas Marmitt Universidade do Vale do Taquari-Univates
  • Aline Diesel Universidade do Vale do Taquari-Univates.
  • Rafael Rodrigo Eckhardt Universidade do Vale do Taquari-Univates

Palavras-chave:

Projeto Rondon. Universitários. Comunidades.

Resumo

ptO Projeto Rondon visa contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrando-o ao processo de desenvolvimento nacional, desenvolvendo ações em comunidades menos favorecidas. Dessa forma, contribui para a consolidação do espírito de responsabilidade social coletiva em prol da cidadania. O Projeto exerce importante função como instrumento de integração entre os universitários e a comunidade na busca de soluções que propiciem evolução nas condições de vida e no bem-estar da população. Vivenciar a realidade de um cotidiano distinto do qual os universitários estão inseridos e, assim aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo de vários anos de estudos, consiste no melhor laboratório de ensino e experiência que um aluno de graduação pode ter ao longo de sua trajetória acadêmica. O presente estudo apresenta a experiência de oito estudantes da Univates/RS no Projeto Rondon na Operação Canudos, atuando no município de Paulistana /PI, durante 14 dias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diorge Jônatas Marmitt, Universidade do Vale do Taquari-Univates

Graduando do Curso de Ciências Biológicas, Licenciatura da Universidade do Vale do Taquari-Univates.

Aline Diesel, Universidade do Vale do Taquari-Univates.

Graduanda do Curso de Letras-Português/Inglês, Licenciatura.

Rafael Rodrigo Eckhardt, Universidade do Vale do Taquari-Univates

Mestre em Sensoriamento Remoto pela UFRGS e atua como docente na Univates.

Referências

ALVES, C. M. C.; ANGELO, A. C. D. Cidadania e bem estar: uma experiência no projeto Rondon da UNESP em Jordão ”“AC. Rev. Ciênc. Ext. v.4, n.1, p.38, 2008.
MINISTÉRIO DA DEFESA. Disponível em:https://www.defesa.gov.br/mostra_materia.php?ID_
MATERIA=31937. Acesso em: 27 de setembro de 2010.
NETO, P. C. C.; COELHO, I. N.; SOUZA, U. Q. M.; ALBUQUERQUE, R. A Casa do Combatente de Caatinga. Petrolina ”“ PE, 2009, nº7.
PROJETO RONDON. Ministério da Defesa do Brasil. Disponível em http://projetorondon.paginaoficial.com/portal/ Acesso em: 23 de abril de 2013.
REBELLATO, M. O Esforço Conjunto entre Defesa e o Meio Acadêmico: O Projeto Rondon Transformando Realidades no País. Ministério da Defesa do Brasil. Disponível em: https://www.defesa.gov.br/projetosweb/livrobranco/apresentacao_trabalhos.php Acesso em: 24 de abril de 2013.
SOUSA, R. Guerra de Canudos. Brasil Escola, 2013. Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiab/canudos.htm Acesso em: 22 de abril de 2013.

Downloads

Publicado

2014-01-31

Como Citar

MARMITT, Diorge Jônatas; DIESEL, Aline; ECKHARDT, Rafael Rodrigo. Projeto Rondon: responsabilidade social em prol da cidadania. Participação, [S. l.], n. 23/24, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/25112. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.