Metodologias de trabalho na busca da sustentabilidade econômica e ambiental para com os pequenos produtores rurais no Projeto Rondon: relato sobre as experiências da Faculdade do Noroeste de Minas ”“ FINOM

Autores

  • PEDRO EDUARDO RIBEIRO DE TOLEDO
  • ANDRÉ ROCHA DUARTE
  • FRANCINE BORGES SILVA

Palavras-chave:

metodologia; comunidades rurais; sustentabilidade; desenvolvimento; economia.

Resumo

Este artigo apresentará a correlação existente entre os conhecimentos universitários e as práticas de campo junto às diferentes comunidades rurais atendidas pelas equipes de alunos e professores da Faculdade do Noroeste de Minas ”“ FINOM, em seus anos participação no Projeto Rondon. O recorte utilizado neste artigo, de modo que possamos apresentar as diferentes variáveis envolvidas nos conhecimentos universitários apresentados junto à comunidade, se enquadram no tópico de Tecnologias e Produção, mas voltados à área rural, cuja preocupação em todas as comunidades atendidas se concentrava no aumento da produção, controle de pragas e doenças e aumento do valor agregado por metro quadrado de plantio em pequenas propriedades. O presente artigo abordará algumas notas teóricas sobre a relação existente entre o conhecimento universitário e as práticas de extensão universitária, depois serão apresentadas as diferentes características entre as três diferentes regiões que serão usadas para melhor exemplificar os diferentes conceitos adotados em campo pelas diferentes características climáticas e variação da produção agrícola, e como contribuição a proposta do congresso, realizaremos um ensaio sobre um coeficiente comum entre as diferentes práticas adotadas, de modo que possamos estabelecer uma metodologia comum que possa ser perpassada aos acadêmicos de diferentes áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERGAMIN FILHO, Armando; KIMATI, Hiroshi. Manual de fitopatologia: Princípios e conceitos. 4. ed. São Paulo, Brasil: Agronômica Ceres, 704 p.

BORDENAVE, Juan Díaz. Comunicação e Planejamento. 2. ed. [s.l.]: Paz e Terra, 1979. 247 p. (educação e comunicação).

BRASIL. Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. 1. ed. ministério do desenvolvimento agrário, 2004. 26 p.

BRASIL. Agricultura familiar: biodiversidade e segurança alimentar. 1. ed.

CARNEIRO, Moacir Alves. Extensão Universitária: versão e perversões. [s.l.]: presença, 1985. 156 p.

CULTIVO E MANUTENÇÃO DE HORTA FAMILIAR. Campinas: Instituto Elektro, 2003, 29p.

FIGUEIRA, F.A.R. Novo manual de olericultura: agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. Viçosa: Editora UFV, 2000. 402p.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação?. 8. ed. paz e terra, 1985. 93 p. (o mundo, hoje). Horta Caseira, Princípios para montagem de horta em casa. Disponível em: http://terral.agr.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=9

NUNES, Maria Urbana Correa, Compostagem de Resíduos para Produção de Adubo Orgânico na Pequena Propriedade. EMBRAPA. 2009. 7 p.
REIS, Renato Hilário dos. Histórico, Tipologias e Proposições sobre a Extensão Universitária no Brasil. In Linhas Críticas. Revista Semestral da Faculdade de Educação ”“ UNB. Vol.2. Nº 2. P 41-47. Abril/jul 1996. Disponível em:
http://www.fe.unb.br/linhascriticas/artigos/n2/historico_tipologia+renato_hilario.pdf

SERRANO, Rossana Maria Souto Maior. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Disponível em:
http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/atividades/discussao/artigos/conceitos_de_extensao_universitaria.pdf - acessado em maio de 2012.

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

TOLEDO, PEDRO EDUARDO RIBEIRO DE; DUARTE, ANDRÉ ROCHA; SILVA, FRANCINE BORGES. Metodologias de trabalho na busca da sustentabilidade econômica e ambiental para com os pequenos produtores rurais no Projeto Rondon: relato sobre as experiências da Faculdade do Noroeste de Minas ”“ FINOM. Participação, [S. l.], v. 1, n. 32, p. 67–78, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24092. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.