EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO NORTE DE MINAS GERAIS: O ICA/UFMG

Autores

  • Edna Lucia Gelmini Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alex Fabiani de Brito Torres Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Na visão dos autores, percebe-se que a atuação da universidade no mercado globalizado tem atendido mais às exigências do capitalismo, excluindo as demandas sociais. O objetivo deste artigo é analisar as possíveis contribuições do  Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG) para o desenvolvimento da região Norte de Minas Gerais, por meio da extensão universitária, no período de 2008 a 2017. Será verificado se essas ações estão seguindo a lógica capitalista ou atendem às demandas sociais, promovendo o desenvolvimento regional, democratizando o acesso e a inclusão dos saberes tradicionais e promovendo o compartilhamento dos conhecimentos científicos e não científicos. A metodologia utilizada foi o Survey. Discutiu-se, ainda, a importância das conexões entre o ICA e os segmentos sociais, descrevendo algumas de suas ações . Concluiu-se que o ICA promove o desenvolvimento regional, mas ainda há muitos desafios a serem enfrentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Lucia Gelmini, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987). Especialização em Gestão Universitária pela UFMG (2000)Atualmente é docente da Escola Nacional de Administração Pública, consultor, professor e instrutor - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte e administradora da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas

Alex Fabiani de Brito Torres, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Letras pela Fundação Norte Mineira de Ensino Superior, hoje UNIMONTES (1989); mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017), sob a orientação do professor Wander Emediato de Souza. Participa do Núcleo de Análise do Discurso da UFMG (NAD/UFMG). Participa como membro da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED). Atualmente, é professor do Colégio Técnico da UFMG, onde leciona a disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Foi professor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, onde lecionou as seguintes disciplinas: Geração de tecnologia, Estado e políticas públicas, Extensão rural, Marketing, Trabalho de Conclusão de Curso I e II, junto aos cursos de Agronomia, de Zootecnia e de Administração.

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

GELMINI, Edna Lucia; TORRES, Alex Fabiani de Brito. EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO NORTE DE MINAS GERAIS: O ICA/UFMG. Participação, [S. l.], v. 1, n. 33, p. 50–67, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/18638. Acesso em: 20 abr. 2024.