Sobre a Revista

A Paranoá é um periódico científico mantido pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília que publica trabalhos de pesquisa inéditos dentro de um escopo multidisciplinar das diferentes áreas acadêmicas da Arquitetura e Urbanismo, incluindo: Projeto e Planejamento; Teoria, História e Crítica; Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade. A Paranoá publica artigos em fluxo contínuo, nos idiomas português, espanhol e inglês, e não cobra taxas sobre submissão, processamento e disponibilização dos artigos.

Anúncios

Nova Fase Editorial da Paranoá

15-05-2024

O ano de 2024 marca o início de uma nova fase editorial para a Revista Paranoá. A estrutura de organização das edições periódicas foi atualizada, passando a incluir volumes correspondentes ao ano civil de publicação. A partir de agora, a revista será organizada em um único volume anual na modalidade de fluxo contínuo.

Consequentemente, o código DOI da revista foi atualizado para incluir, além do ano civil e volume, a paginação eletrônica (e-location) da publicação. Em vez de usar números de páginas, que são típicos em edições impressas, o e-location utiliza um identificador exclusivo para cada trabalho publicado, fazendo referência ao seu número de submissão no sistema eletrônico de editoração da Paranoá.

Os trabalhos publicados apresentam um novo layout, incluindo títulos em português, espanhol e inglês, autoria e contribuição de cada autor (CRediT), informações sobre financiamento, conflitos de interesse e uso de inteligência artificial na folha de rosto. Resumos e palavras-chave em português, espanhol e inglês estão disponíveis na segunda página.

Antes de submeter seu trabalho, verifique o novo Template Paranoá e a Carta de Apresentação de Manuscrito. A revista aceita submissões para os seguintes tipos de trabalhos em português, inglês e espanhol: i) Artigo Original; ii) Estudo de Caso; iii) Revisão Sistemática; iv) Resenha; v) Tradução; e vi) Entrevista.

Por fim, convidamos todos os pesquisadores das áreas de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins a submeterem seus trabalhos ao periódico. A revista conta com três seções permanentes: Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Planejamento; Teoria, História e Crítica; e Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade. Além disso, há seções temáticas organizadas por membros do corpo editorial e convidados externos.

Saudações,

Equipe Editorial Paranoá

Saiba mais sobre Nova Fase Editorial da Paranoá

Edição Atual

v. 17 (2024): Fluxo Contínuo - Janeiro/Dezembro
					Visualizar v. 17 (2024): Fluxo Contínuo - Janeiro/Dezembro

Este volume marca o início de uma nova fase editorial da Paranoá. A estrutura de organização das edições periódicas foi atualizada, passando a incluir volumes correspondentes ao ano civil de publicação. A partir de agora, a revista passa a ser organizada em um único volume anual na modalidade de fluxo contínuo, utilizando paginação eletrônica (e-location) em seus trabalhos publicados, para facilitar sua identificação. As publicações apresentam um novo layout, incluindo títulos em português, espanhol e inglês, autoria e contribuição de cada autor (CRediT), informações sobre financiamento, conflitos de interesse e uso de inteligência artificial na folha de rosto.

Este volume inclui duas seções temáticas. Em Paisagens de Poder: Projeto, Arquitetura e Urbanismo em Cidades Capitais, as cidades capitais são discutidas não apenas como estudos de caso, mas também como plataforma de onde emergem tanto novas abordagens teóricas, principalmente para debater as relações Sul-Sul, quanto novas discussões metodológicas sobre desenho urbano e historiografia. Já a seção temática Sistemas Prediais apresenta possíveis soluções relacionadas aos sistemas prediais, considerando aspectos técnicos, tecnológicos, econômicos, sociais e ambientais em busca de boas práticas de projeto e execução e a fundamental inovação promovida pela academia, setor produtivo e poder público.

Editores convidados: Andreza Kalbusch (UDESC); Heber Martins de Paula (UFCAT); Ricardo Prado Abreu Reis (UFG); Leandro de Sousa Cruz (UnB).

Capa: Me. Simone Buiate (FAU-UnB). Imagem da capa: Vista da Catedral Metropolitana (1960). Foto de Peter Scheier | Acervo IMS. Reproduzido com autorização.

Publicado: 15-03-2024

Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade

Ver Todas as Edições