Análise do consumo médio per capita de água em escolas municipais de Joinville, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18830/1679-09442025v18e53545Palavras-chave:
Consumo de água, Escola de Ensino Fundamental, Meio ambienteResumo
As escolas desempenham papel importante na gestão sustentável da água, uma vez que a conscientização ambiental, muitas vezes, se inicia no ambiente escolar. Este artigo analisou o consumo de água per capita nas escolas municipais de ensino fundamental de Joinville, estado de Santa Catarina, Brasil. A coleta de dados iniciou-se pelo envio de questionários com 37 questões, para as 91 escolas do município, obtendo-se retorno de 62 escolas. Para estas, foram coletados os dados mensais de consumo junto à concessionária local, referente ao ano de 2022. Os dados de consumo foram tratados, restando 50 escolas estatisticamente representativas. Com base nas análises, pode-se concluir que o consumo médio per capita de água nestas escolas foi de 7,58 litros/ aluno/ dia, valor inferior aos estudos anteriores. Além disso, não foram encontradas variações de consumo entre os períodos letivos e de férias. Já para o consumo unitário, constatou-se um valor médio de 497,65 litros/ m²/ mês nas instituições. Por fim, observou-se uma relação proporcional entre o consumo de água durante o período de aulas e a área construída das edificações e que não há impacto socioeconômico no consumo de água nas escolas, em relação à renda do bairro.
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