Análise do consumo médio per capita de água em escolas municipais de Joinville, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/1679-09442025v18e53545

Palavras-chave:

Consumo de água, Escola de Ensino Fundamental, Meio ambiente

Resumo

As escolas desempenham papel importante na gestão sustentável da água, uma vez que a conscientização ambiental, muitas vezes, se inicia no ambiente escolar. Este artigo analisou o consumo de água per capita nas escolas municipais de ensino fundamental de Joinville, estado de Santa Catarina, Brasil. A coleta de dados iniciou-se pelo envio de questionários com 37 questões, para as 91 escolas do município, obtendo-se retorno de 62 escolas. Para estas, foram coletados os dados mensais de consumo junto à concessionária local, referente ao ano de 2022. Os dados de consumo foram tratados, restando 50 escolas estatisticamente representativas. Com base nas análises, pode-se concluir que o consumo médio per capita de água nestas escolas foi de 7,58 litros/ aluno/ dia, valor inferior aos estudos anteriores. Além disso, não foram encontradas variações de consumo entre os períodos letivos e de férias. Já para o consumo unitário, constatou-se um valor médio de 497,65 litros/ m²/ mês nas instituições. Por fim, observou-se uma relação proporcional entre o consumo de água durante o período de aulas e a área construída das edificações e que não há impacto socioeconômico no consumo de água nas escolas, em relação à renda do bairro.

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Biografia do Autor

Alice dos Santos Medeiros, Centro Universitário Católica de Santa Catarina; Bacharelado em Engenharia Civil; Departamento de Pesquisa

Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Cenecista de Joinville e Engenheira Civil pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina, possui também vivência em gestão empresarial. Admira as possibilidades da profissão e está sempre em busca de conhecimentos para enfrentar os desafios da administração e da construção civil.

Francine Rafaela Brietzig, Centro Universitário Católica de Santa Catarina; Bacharelado em Engenharia Civil; Departamento de Pesquisa

Graduada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina e atualmente é servidora pública concursada na Companhia Águas de Joinville. No exercício do cargo de Técnica de Obras, contribui para a concepção, contratação e fiscalização de contratos de serviços como: recuperação estrutural, contenção de taludes, projeto e execução de sistemas preventivos contra incêndio, reformas, melhorias de estruturas, entre outros serviços de engenharia.

Patrícia Strapason Coletti, Centro Universitário Católica de Santa Catarina; Bacharelado em Engenharia Civil; Departamento de Pesquisa

Formação técnica em logística pelo Centro Universitário Unisociesc e graduada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina. A trajetória profissional se destaca na área da construção civil, atuando com execução, planejamento e controle da qualidade em obras verticais.

Robison Negri, Centro Universitário Católica de Santa Catarina; Bacharelado em Engenharia Civil; Departamento de Pesquisa

Doutor em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná; Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade do Estado de Santa Catarina; Especialista em Saneamento Básico e Ambiental; Graduado em Engenheiro Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina; Experiência profissional nas áreas de Construção Civil e Infraestrutura, atuando principalmente nas seguintes especialidades: Construção Civil, Estradas, Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Atualmente é servidor concursado da Prefeitura Municipal de Joinville (DEFESA CIVIL) e Professor de Nível Superior da Universidade Católica de Santa Catarina (CATÓLICA-SC), além de Sócio Proprietário da Empresa Ambient Engenharia e Consultoria Ltda.

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Publicado

07-03-2025

Como Citar

Medeiros, A. dos S., Brietzig, F. R., Coletti, P. S., & Negri, R. (2025). Análise do consumo médio per capita de água em escolas municipais de Joinville, Brasil. Paranoá, 18, e53545. https://doi.org/10.18830/1679-09442025v18e53545

Edição

Seção

Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade

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