O Algoritmo adicionado ao planejamento urbano e ambiental

Otimização multiobjetivo do trecho da Via Transbrasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n36.2023.07

Palavras-chave:

Reabilitação ambiental, Análise paramétrica, Simulação computacional, Conforto ambiental, Análise multicritério, Otimização, Análise ambiental urbana

Resumo

Durante o planejamento urbano a morfologia é comumente padronizada e muitas vezes não leva em conta a diversidade de fatores que compõe o ambiente construído, o que pode prejudicar a performance ambiental e sua viabilidade comercial, uma vez que a influência do contexto urbano e os parâmetros urbanísticos interferem diretamente nos níveis de radiação, iluminação natural e potencial construtivo. O estudo tem como objetivo desenvolver uma forma urbana para a Via Transbrasília por meio da optimização de quatro objetivos: amenizar a incidência de radiação solar para redução de carga térmica, o melhor aproveitamento da luz natural, a maximização de área construída e a verticalização para valorização imobiliária. Foram criados cinco cenários controle de morfologias homogêneas que servem como base de comparação para os 900 (novecentos) cenários gerados a partir da análise evolutiva com o plugin Wallacei. Os resultados mostram que morfologias homogêneas não conseguem contemplar todos os objetivos de forma equivalente, já as morfologias com variação entre as edificações têm maior capacidade de atender a diversos objetivos e podem obter uma performance otimizada. Pode-se concluir que a utilização da análise evolutiva multiobjetivo aliada as simulações computacionais, pode ser de grande valia para o planejamento urbano, quebrando o conceito de padronização em massa e viabilizando a personalização dos elementos urbanos. O estudo demonstra que podemos utilizar ferramentas computacionais que auxiliem no planejamento de cidades mais equilibradas, que permitam conciliar a performance ambiental e outros parâmetros inerentes ao contexto urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Maron, Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Arquiteto e urbanista dedicado ao conforto ambiental e à eficiência energética. Concluí a graduação em Arquitetura e Urbanismo em 2017 (UniCEUB) e, em 2021, finalizei a pós-graduação em Reabilitação Ambiental no Laboratório de Sustentabilidade Aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo (LASUS - UnB). Atualmente, estou comprometido com meu mestrado no programa de pós-graduação em Ciências Mecatrônicas, no Grupo de Inovação e Automação Industrial (GIAI - UnB), com ênfase na linha de Fabricação Robotizada e Deposição de Metal a Laser.

Thiago Góes, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Arquitetura e Urbanismo

Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG desde 2023 e Especialização Reabilita da FAU/UnB desde 2019. Arquiteto e Urbanista (UFSC, 2011), especialista pelo Reabilita (2017), mestre (2018) e doutorando do Programa de Pós-Graduação da FAU/UnB.

Referências

AMARAL, Rubens - Morfologia urbana: Conceitos e aplicações. Brasília, DF: SEGETH, 2017. Acesso em 09/2021, disponível em: https://www.seduh.df.gov.br/wpconteudo/uploads/2017/11/morfologia_urbana_conceitos_aplicacoes.pd

BIELIK, Martin, SCHNEIDER, Sven, KOENIG, Reinhard - Parametric Urban Patterns: Exploring and integrating graph-based spatial properties in parametric urban modeling, 2012. Acesso em 09/2021, disponível em: https://www.researchgate.net/publication/256471417_Parametric_Urban_Patterns_-_Exploring_and_integrating_graph-based_spatial_properties_in_parametric_urban_modelling

C Scheller, AP melo, M Sorgato, R Lamberts, 2015 – ANÁLISE DE ARQUIVOS CLIMÁTICOS PARA A SIMULAÇÃO DO DESEMPENHO ENERGÉTICODE EDIFICAÇÕES. – pg 05 - Acesso em 10/2021, disponível em: https://labeee.ufsc.br/sites/default/files/publicacoes/relatorios_pesquisa/Relatorio_AnaliseArquivosClimaticos_Labeee.pdf

DIELLZA ELSHANI ,REINHARD KOENIG ,SERJOSCHA DUERING ,SVEN SCHNEIDER e ANGELOS CHRONIS - MEASURING SUSTAINABILITY AND URBAN DATA OPERATIONALIZATION(Mensurando a sustentabilidade e dados de operação urbana – Tradução própria), 2021. Acesso em 09/2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351718407_Measuring_sustainability_and_urban_data_operationalization .

DIUR 03/2015. Acesso em 10/2021, disponível em: http://www.seduh.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/09/diur-032015-arniqueira-2016-final.pdf

DIUR 03/2018 – Acesso em 10/2021, disponível em: //www.seduh.df.gov.br/wpconteudo/uploads/2017/11/DIUR_03_2018_Eixo-de-Dinamiza%C3%A7%C3%A3o-da-Via-Transbrasilia.pdf

Ekici, B., Cubukcuoglu, C., Turrin, M., & Sariyildiz, I. S. - Performative computational architecture using swarm and evolutionary optimisation: A review. Building and Environment, 2019. (pag 359)

Acesso em 10/2021, disponível em: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2018.10.023.

Energy Plus. Acesso em 09/2021. Disponível em: https://energyplus.net/weather-location/south_america_wmo_region_3/BRA/BRA_Brasilia.833780_IWEC

LIMA, Fernando Tadeu de Araújo – Métricas Urbanas: Abordagens paramétricas para o planejamento de bairros e cidades sustentáveis. 2019. Acesso em 09/2021, disponível em:https://pt.scribd.com/book/443081387/Metricas-Urbanas-Abordagens-parametricas-para-planejamento-de-bairros-e-cidades-mais-sustentaveis

Langner, Marcelo “Design generativo para criação de elementos de controle solar para a arquitetura – Foz do Iguaçu-PR 2020 – UNILA – Biblioteca latino-Americana – PTI (pagina 64), 2020. Acesso em 10/2021, disponível em: http://dspace.unila.edu.br/123456789/6095.

LUOS Aguas Claras. Acesso em 10/2021, disponível em: http://www.seduh.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2019/01/LC948_2019_Anexo-III-Quadro-1A_%C3%81guas-Claras.pdf

Makki, M., Showkatbakhsh, M. and Song, Y. - ‘Wallacei Primer 2.0’,2019. Acesso em 10/2021, disponível em: https://www.wallacei.com/.

NBR 15575. Acesso em 09/2021. Disponível em: https://kupdf.net/download/nbr-15575-parte-1-a-6-completa_5b6dbdb9e2b6f556791942dd_pdf

ROMERO, Marta Adriana Bustos - Princípios Bioclimáticos para o desenho urbano – 3rd ed. Brasília: Editora UnB, pg 02, 2013. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=HJPzDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA3&dq=ROMERO,+2000+-+Princ%C3%ADpios+Bioclim%C3%A1ticos+para+o+desenho+urbano&ots=jNNSF0JyFT&sig=-1uZJ5ZsgtZobJSBesskxQ#v=onepage&q=ROMERO%2C%202000%20-%20Princ%C3%ADpios%20Bioclim%C3%A1ticos%20para%20o%20desenho%20urbano&f=false

ROMERO, Marta Adriana Bustos; Detwyler, 1974 - Princípios Bioclimáticos para o desenho urbano – 3rd ed. Brasília: Editora UnB, pg 14 e 15, 2013.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

Maron, M. A., & Góes, T. (2023). O Algoritmo adicionado ao planejamento urbano e ambiental: Otimização multiobjetivo do trecho da Via Transbrasília. Paranoá, 16(36), 1–25. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n36.2023.07

Edição

Seção

Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.