O Algoritmo adicionado ao planejamento urbano e ambiental

Otimização multiobjetivo do trecho da Via Transbrasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n36.2023.07

Palavras-chave:

Reabilitação ambiental, Análise paramétrica, Simulação computacional, Conforto ambiental, Análise multicritério, Otimização, Análise ambiental urbana

Resumo

Durante o planejamento urbano a morfologia é comumente padronizada e muitas vezes não leva em conta a diversidade de fatores que compõe o ambiente construído, o que pode prejudicar a performance ambiental e sua viabilidade comercial, uma vez que a influência do contexto urbano e os parâmetros urbanísticos interferem diretamente nos níveis de radiação, iluminação natural e potencial construtivo. O estudo tem como objetivo desenvolver uma forma urbana para a Via Transbrasília por meio da optimização de quatro objetivos: amenizar a incidência de radiação solar para redução de carga térmica, o melhor aproveitamento da luz natural, a maximização de área construída e a verticalização para valorização imobiliária. Foram criados cinco cenários controle de morfologias homogêneas que servem como base de comparação para os 900 (novecentos) cenários gerados a partir da análise evolutiva com o plugin Wallacei. Os resultados mostram que morfologias homogêneas não conseguem contemplar todos os objetivos de forma equivalente, já as morfologias com variação entre as edificações têm maior capacidade de atender a diversos objetivos e podem obter uma performance otimizada. Pode-se concluir que a utilização da análise evolutiva multiobjetivo aliada as simulações computacionais, pode ser de grande valia para o planejamento urbano, quebrando o conceito de padronização em massa e viabilizando a personalização dos elementos urbanos. O estudo demonstra que podemos utilizar ferramentas computacionais que auxiliem no planejamento de cidades mais equilibradas, que permitam conciliar a performance ambiental e outros parâmetros inerentes ao contexto urbano.

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Biografia do Autor

Marco Aurélio Maron, Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Arquiteto e urbanista dedicado ao conforto ambiental e à eficiência energética. Concluí a graduação em Arquitetura e Urbanismo em 2017 (UniCEUB) e, em 2021, finalizei a pós-graduação em Reabilitação Ambiental no Laboratório de Sustentabilidade Aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo (LASUS - UnB). Atualmente, estou comprometido com meu mestrado no programa de pós-graduação em Ciências Mecatrônicas, no Grupo de Inovação e Automação Industrial (GIAI - UnB), com ênfase na linha de Fabricação Robotizada e Deposição de Metal a Laser.

Thiago Góes, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Arquitetura e Urbanismo

Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG desde 2023 e Especialização Reabilita da FAU/UnB desde 2019. Arquiteto e Urbanista (UFSC, 2011), especialista pelo Reabilita (2017), mestre (2018) e doutorando do Programa de Pós-Graduação da FAU/UnB.

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Publicado

23-10-2023

Como Citar

Maron, M. A., & Góes, T. (2023). O Algoritmo adicionado ao planejamento urbano e ambiental: Otimização multiobjetivo do trecho da Via Transbrasília. Paranoá, 16(36), 1–25. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n36.2023.07

Edição

Seção

Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística

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