Tectônica em Edifícios Reabilitados na Obra de Norman Foster
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.01Palavras-chave:
Tectônica / Norman Foster / Reabilitação / Patrimônio / Arquitetura ContemporâneaResumo
Pensar a cidade contemporânea como um organismo vivo e dinâmico, que necessita de respostas à s demandas atuais se faz necessário e urgente. Os arquitetos, engenheiros e planejadores discutem, cada vez mais, as dinâmicas sociais, ambientais e econômicas em um contexto integrado. O presente trabalho apresenta a teoria tectônica, alicerçada em um tripé analítico composto pela: concepção, materialidade e técnica, a fim de ser aplicada como metodologia operativa para leitura e identificação do processo de projeto voltado à reabilitação de edifícios no contexto urbano. Inicialmente, buscar-se-á identificar como os parâmetros da vertente tectônica na arquitetura, alicerçada no tripé mencionado, podem servir de base interpretativa para intervenções em edifícios urbanos, com olhar voltado também para as questões tecnológicas sustentáveis que permeiam o discurso na contemporaneidade. Posteriormente, a metodologia será aplicada em estudos de casos de edifícios reabilitados e requalificados na obra do arquiteto Norman Foster. O objetivo é averiguar se os exemplos respondem à s questões urbanas contemporâneas voltadas à defesa do patrimônio, preservação, reabilitação, e atendimento à s preocupações das gerações futuras. Busca-se como resultado, a identificação da tectônica como ferramenta do projeto multidisciplinar, com foco na reabilitação do patrimônio, em um campo emergente que alie e respeite passado, presente e futuro.
Downloads
Referências
BÖTTICHER, Karl Gottlieb Wilhelm. Die Tektonik der Hellenen, Volume 1. Potsdam: Berlag von Ferdinand Riegel, 1852 (Reimpressão do original pela Nabu Public Domain Reprints).
CANTALICE II, Aristóteles de Siqueira Campos. Descomplicando a tectônica: três arquitetos e uma abordagem. 2015. 305 pg. (Pós-graduação em desenvolvimento urbano do Centro de arte e Comunicação) ”“ Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
COLLINS, Peter. Concrete: the vision of a new architecture. London: McGillian books, 1959 [2004].
DEPLAZES, Andrea. Constructing Architecture: Materials, Processes, Structures. Boston: Birkhauser, 2005.
_______. Making Architecture. Zürich: ETH, 2010.
Foster + Partners. Apple Carnegie Library, 2019. Disponível em: https://www.fosterandpartners.com/projects/apple-carnegie-library-washington-dc/. Acesso: Dezembro 2019.
Foster + Partners. Apple Champs Élysées, 2018. Disponível em: https://www.fosterandpartners.com/projects/apple-champs-elysees/. Acesso: Dezembro 2019.
FRAMPTON, Kenneth. Studies in Tectonic Culture. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1995.
GREGOTTI, Vittorio. Los materiales de la proyectación. 1966. In Teoria de la Proyectación Arquitectonica. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 1968, p.209-241.
_______. O Exercício do Detalhe. 1983. In NESBITT, Kate (org). Theorizing a new agenda for architecture: an anthology of architectural theory, 1965-1995. Princeton: Princeton Architectural Press, 1996, p.535-538.
MAHFUZ, Edson. Ensaio sobre a Razão Compositiva, uma relação do todo com as partes na arquitetura. Rio Grande do Sul: UFRGS, tese de Doutorado, 1995.
MÜLLER, Karl Otfried. Ancient and its remains; a Manual of the archeology of art. London: A.Fullarton and Co. Newgate Street, 1830 [1850].
SEKLER, Eduard. Structure, Construction, Tectonics (1964). In KEPES, Gyorgy. Structure in Art and in Science. New York: George Brazilier, 1965, p.89-95.
SEMPER, Gottfried. The Four Elements of Architecture (1851). In MALLGRAVE; HERRMANN [org.]. The Four Elements of Architecture and Other Writings. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).