Topologias e tipologias arquitetônicas
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n15.2015.06Palavras-chave:
Topologia arquitetônica, Tipologia arquitetônicaResumo
As aproximações existentes entre os conceitos topológicos e a arquitetura da forma se apresentam bastante variadas e possuem algumas intersecções, sobre as quais iremos discorrer neste artigo. Devido à necessidade do surgimento de uma nova ciência que estudasse a percepção espacial de maneira a não levar em consideração apenas a apreensão da forma em si, temos o aparecimento do conceito de topologia como sendo o estudo que envolve as relações entre o sujeito da percepção, o objeto (no caso, o espaço arquitetônico) e o meio envolvente. O presente artigo tem por finalidade descrever as possíveis interfaces entre topologia e arquitetura, apresentando os conceitos de topologia de redes e topologia geométrica, de onde aparecerão os conceitos de operações e superfícies topológicas, além de propor uma inovadora conceituação das topologias tipológicas e singulares (não tipológicas) e suas aplicações na arquitetura, fazendo um recorte nas estruturas singulares encontradas em Brasília.
Downloads
Referências
ABASCAL, Eunice Helena Sguizzardi Abascal e BILBAO, Carlos Abascal. “Arquitetura e ciência: topologia e intencionalidade em projeto, fronteiras”.
Arquitextos, São Paulo, v. 137, p. 01-13, 2011.
SPERLING, David Moreno. “Arquiteturas Contínuas e Topologia: Similaridades em Processo”. Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP, 2003
PEREIRA, Renata Baesso. “Arquitetura, imitação e tipo em Quatremère de Quincy”. Tese de Doutorado. São Paulo: USP, 2008.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).