Caro Diário: Experiência de uma viagem urbana
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.08Palavras-chave:
Caro Diário, Nanni Moretti, cultura urbana, formas de vida urbana, DocumentárioResumo
Resumo
Nanni Moretti, no filme Caro Diário (1993), reflete sobre o fenômeno urbano mediante a experiência de uma viagem. Com um estilo próximo ao documentário, aborda diferentes formas de vida urbana, a cidade, a arquitetura ou o que, em outras palavras, poder ser denominado como a cultura urbana na Itália dos anos 90. Por ser considerada como um exemplo cinematográfico representativo da problematização dos processos da sociedade contemporânea, este texto buscará analisar o funcionamento simbólico da imagem da cidade no filme para evidenciar diversas e distintas interseções entre arquitetura e cinema a partir de uma forma de expressão de linguagem de cinema crítico.
Palavras-Chave: Caro Diário, Nanni Moretti, cultura urbana, formas de vida urbana, Documentário.
Downloads
Referências
BAZIN, A. ¿Qué es el cine? Madri, Edições RIALP, 2008.
BENJAMIN, W. El narrador. Em W. Benjamin, Para una crítica de la violencia y otros ensayos/ Iluminaciones IV. Buenos Aires, Grupo Santillana de Ediciones, S.A, 1998.
BERMAN, M. Todo lo sólido se desvanece en el aire, la experiencia de la modernidad. Buenos Aires, Siglo XXI Editores, 2004.
CHOAY, F. El reino de lo urbano y la muerte de la ciudad”. Em A. M. Ramos, Lo urbano en 20 autores contemporáneos. Barcelona, Ed. UPC, 2004.
DELEUZE, G. Cine I. Bergson y las imágenes. Buenos Aires, Equipo Editorial Cactus, 2009.
FOUCAULT, M. Des espaces autres. Paris, Cercle des Études Architecturals, 1967.
GORELIK, A. Imaginarios urbanos e imaginación urbana: Para un recorrido por los lugares comunes de los estudios culturales urbanos. http://www.redalyc.org, 2002.
MORETTI, N. (Direção). (1993). Caro Diário [Filme].
RAMOS, Á. M. Lo urbano. Em 20 autores contemporáneos. Barcelona, Edições UPC, 2004.
TODOROV, T. Teoría de la literatura de los formalistas rusos. Buenos Aires, Siglo XXI Editores, 2002.
VALDECANTOS, J. M. El cine de Nanni Moretti. Madrid, Edições Jaguar, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).