Sistemas estruturais na Arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n15.2015.02Palavras-chave:
Sistema estrutural, Arquitetura, EstruturaResumo
Este trabalho mostra importantes obras arquitetônicas em que o sistema estrutural teve um papel essencial na determinação do desenho arquitetônico, com exemplos de arquitetos como Affonso Reidy, Paulo Mendes da Rocha e João Filgueiras Lima, Oscar Niemeyer, entre outros que souberam como poucos explorar a relação arquitetura-estrutura. Nessas obras é evidenciada a relação direta entre forma e estrutura, demonstrando importância da definição do sistema estrutural no resultado plástico da arquitetura e a participação efetiva dos engenheiros calculistas desde a concepção de seus projetos. Por meio de análises feitas com o auxílio de programas computacionais difundidos no meio acadêmico, foram coletados dados que permitiram entender como as escolhas das soluções estruturais pelo arquiteto e pelo engenheiro, durante o processo projetual, conseguiram resultados estéticos monumentais e inovadores.
Downloads
Referências
INOJOSA, Leonardo da Silveira Pirillo. O Sistema Estrutural na Obra de Oscar Niemeyer. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília. Orientador: Márcio Augusto Roma Buzar. Brasília, 2010.
LOPES, João Marcos; BOGÉA, Marta; REBELLO, Yopanan. Arquitetura da Engenharia, ou, Engenharia da Arquitetura. Editora Mandarim. São Paulo, SP, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).