Pensar e Agir sobre o Patrimônio Moderno
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n25.2020.05Palavras-chave:
teoria, crítica, arquitetura moderna, preservação, formação profissional, pós-graduaçãoResumo
A formação e capacitação profissional para pensar e agir sobre/na preservação do patrimônio cultural moderno constitui uma atividade relativamente nova, se comparada à quela associada à prática preservacionista dita tradicional. No contexto brasileiro, as primeiras inserções do conteúdo patrimonial nos cursos de arquitetura e urbanismo se dão nos anos setenta do século XX. Na capital nacional, a Universidade de Brasília ”“ UnB, passa a oferecer no segundo semestre de 2002, como disciplina obrigatória do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Técnicas Retrospectivas ”“ PROAU8 voltada para o projetar no construído. A chegada do tema da preservação, de uma maneira geral e, particularmente, do moderno, no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, é recente: 2017. Estudos Especiais em Teoria, Histórica e Crítica ”“ Pensar e Agir sobre o Patrimônio Moderno constitui uma das duas disciplinas que, desde então, vêm sendo ofertadas na Linha de Patrimônio Cultural. E é sobre ela que versa o artigo. Trata-se de partilhar e abrir ao debate a experiência da formação para o patrimônio levada a cabo pela disciplina. Para tanto, o trabalho se estrutura em dois momentos principais. O primeiro apresenta a disciplina de maneira geral. O segundo, traz à tona temas abordados pelos alunos, revelando como resultado as tendências das perspectivas de se pensar a preservação do moderno
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