O trabalho de cuidado e a assessoria técnica para reabilitação urbana sustentável no Córrego do Capão

uma experiência didática

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18830/1679-09442024v17e44748

Mots-clés :

Arquitetura da Paisagem, Ensino profissional e técnico, Trabalho feminino, Matas ciliares, Educação a distância

Résumé

O artigo apresenta uma experiência de assessoria técnica realizada durante uma disciplina de projeto do curso Técnico em Paisagismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), campus Santa Luzia, junto a um grupo organizado de ribeirinhos urbanos. Inicialmente, foi feita uma contextualização do curso e uma breve apresentação da região do córrego do Capão, seguida de uma discussão dos referenciais teórico-conceituais que balizaram a experiência, a saber: os conceitos de Antropoceno e de Capitaloceno; de assessoria técnica e de assistência técnica; de cuidado e de trabalho invisibilizado. Em seguida, são apresentados os métodos de trabalho e as estratégias didáticas utilizados na construção do ambiente de ensino-aprendizagem entre estudantes, movimento social e professores no contexto do ensino remoto decorrente da covid-19. O artigo conclui com uma sistematização dos dados e informações levantados durante a experiência e uma análise crítica do processo e dos resultados, enfatizando o potencial emancipador da assessoria técnica para o grupo sócio-espacial articulado em torno da recuperação do córrego do Capão e também para os estudantes e para o próprio campo de atuação do Paisagismo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Núria Manresa Camargos, Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Arquitetura; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG com período de sanduíche na UNL em Santa Fé, Argentina, com bolsa do programa de intercâmbio Espacio Académico Común Ampliado Latinoamericano (ESCALA), com especialização em Reabilitação Ambiental e Sustentável Urbanística e Arquitetônica pela UnB. É mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG na linha de produção, projeto e experiência do espaço. Em sua trajetória tem pesquisado temas relacionados a processos de produção do espaço, paisagens do cotidiano, pedagogia sócio-espacial, agricultura urbana, agroecologia, mapeamentos, arte-educação, infância e juventude, construções coletivas, gestão compartilhada, autoprodução e técnicas de representação gráfica. Trabalhou por seis anos como arte-educadora coordenando ateliês de arquitetura, construção e jardinagem. Foi professora substituta no IFMG, ministrando disciplinas de desenho. Atualmente, compõe corpo técnico da Gerência de Licenciamento de Parcelamento do Solo e Obras em Logradouro Público (GEPSO) da Subsecretaria de Regulação Urbana (SUREG) da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH).

Liza Maria Souza de Andrade, Universidade de Brasília; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Professora e pesquisadora do PPG-FAU/UnB. Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão Periférico, trabalhos emergentes e vice-líder do Grupo de Pesquisa Água e Ambiente Construído. Professora do Curso de Especialização Reabilita e Coordenadora do curso Residência Multiprofissional CTS - Habitat, Agroecologia, Saúde Ecossistemica e Economia Solidária. Vice-coordenadora do Núcleo de Política, Ciência, Tecnologia e Sociedade NPCTS/CEAM/UnB, membro do BrCidades Núcleo DF Metropolitano. Foi coordenadora de extensão da FAU UnB e membro da Câmara de Extensão da UnB. Foi membro do CBH-Paranoá e do CONSAB/DF. Foi consultora do Projeto Internacional de Cooperação Técnica para a melhoria da Gestão Ambiental Urbana no Brasil – BRA/OEA/08/001/2011 no Levantamento do Estado da Arte na temática das Cidades Sustentáveis e da Chamada Pública MCTI/CNPq/MCIDADES N° 11/2012, para monitoramento, avaliação, e aprimoramento do Programa Minha Casa Minha Vida pela FAU/UnB sobre Sustentabilidade e Qualidade da Forma Urbana.

Simone Parrela Tostes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais; Campus Santa Luzia; Laboratório Integrado de Tecnologia Social

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, com Especialização em Docência pelo IFMG, Mestrado em Teoria e Crítica da Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, Doutorado em Geografia pela UFMG. Desenvolve Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UnB. É docente EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus Santa Luzia, onde atua também como pesquisadora do LITS, Laboratório Integrado de Tecnologia Social. Tem experiência acadêmica e profissional em Arquitetura e Urbanismo, atuando em temas relacionados à teoria e projeto da Arquitetura e do Urbanismo, planejamento urbano, produção social do espaço urbano, espaço e subjetividade.

Références

ANDRADE, Liza Maria Souza de. Conexão dos padrões espaciais dos ecossistemas urbanos: a construção de um método com enfoque transdisciplinar para o processo de desenho urbano sensível à água no nível da comunidade e da paisagem. 2014. 544 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/18042. Acesso em: 10 maio 2024.

ANDRADE, Liza; LEMOS, Natália; SILVA, Maria Emilia; LOUREIRO, Vânia. Adequação sociotécnica para projetos de urbanismo participativo do Grupo de Pesquisa e Extensão Periférico: táticas urbanas como tecnologia social, dimensões da sustentabilidade, padrões espaciais e de acontecimentos e construção de cenários. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, 17., 2019, Natal. Anais eletrônicos [...]. Natal: ENANPUR, 2019. Disponível em: https://xviiienanpur.anpur.org.br/anaisadmin/capapdf.php?reqid=1594. Acesso em: 10 maio 2024.

BALTAZAR, Ana Paula; KAPP, Silke. Assessoria técnica com interfaces. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 4., 2016, Porto Alegre. Anais eletrônicos [...]. Porto Alegre: ENANPARQ, 2016. Disponível em: http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/02_arq_interface/2a_aula/2016_06_20_baltazar_kapp_enanparq.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.

DANOWSKI, Déborah; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Há mundo por vir?: ensaios sobre os medos e os fins. Florianópolis: Instituto Socioambiental; Cultura e Barbárie, 2014.

FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução. São Paulo: Elefante, 2019.

FEDERICI, Silvia. O patriarcado do salário. São Paulo: Boitempo, 2021.

FOLLADOR, Marco; ROCHA, André; VAZ, Ciro; AMONI, Melina; VIEIRA, Thiago; PEREIRA, Virgílio; BITTENCOURT, Felipe. Análise de vulnerabilidade às mudanças climáticas do Município de Belo Horizonte. Relatório Final. Belo Horizonte: Prefeitura de Belo Horizonte, jun. 2016. Disponível em: https://bhgeo.pbh.gov.br/sites/geoportal.pbh.gov.br/files/BHGEO/RECURSO_METADADO/VULNERABILIDADE/ESTUDO_VULNERABILIDADE_AMBIENTAL.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.

HARAWAY, Donna. Antropoceno, Capitaloceno, Plantationoceno, Chthuluceno: fazendo parentes. Tradução: Susana Dias, Mara Verônica e Ana Godoy. ClimaCom – Vulnerabilidade [Online], Campinas, ano 3, n. 5, 2016. Disponível em: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/antropoceno-capitaloceno-plantationoceno-chthuluceno-fazendo-parentes/. Acesso em: 10 maio 2024.

IFMG, INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS. Projeto Pedagógico do curso técnico em Paisagismo. Santa Luzia-MG, 2014. 67 p. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/santaluzia/ensino/cursos-1/arquivos/PPCPaisagismo.pdf. Acesso em: 16 out. 2021.

KAPP, Silke. Por que teoria crítica da arquitetura?: uma explicação e uma aporia. In: MALARD, Maria Lúcia (ed.). Cinco textos sobre arquitetura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p. 115-167.

KAPP, Silke. Grupos sócio-espaciais ou a quem serve a assessoria técnica. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 20, n. 2, p. 221-236, maio/ ago. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22296/2317-1529.2018v20n2p221. Acesso em: 10 maio 2024.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. História, natureza, trabalho e educação. [Organizado por Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Salete Caldart]. São Paulo: Expressão Popular, 2020.

MYERS, Norman; MITTERMEIER, Russell A.; MITTERMEIER, Cristina G.; FONSECA, Gustavo A. B.; KENT, Jennifer. Biodiversity hotspots for conservation priorities. Nature, v. 403, 853–858, 24 fev. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1038/35002501. Acesso em: 10 maio 2024.

SWYNGEDOUW, Erik. A cidade como um híbrido: natureza, sociedade e “urbanização-cyborg”. In: ACSELRAD, Henri (org.). A duração das cidades: sustentabilidade e risco nas políticas urbanas. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 83-104.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.

Téléchargements

Publié-e

2024-05-15

Comment citer

Manresa Camargos, N., Maria Souza de Andrade, L., & Parrela Tostes, S. (2024). O trabalho de cuidado e a assessoria técnica para reabilitação urbana sustentável no Córrego do Capão: uma experiência didática. Paranoá, 17, e44748. https://doi.org/10.18830/1679-09442024v17e44748

Numéro

Rubrique

Projeto e Planejamento

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.