Investigação de Potenciais de Constituição de Paisagens Funcionais na Área de Expansão de Belém

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n34.2023.21

Palavras-chave:

Meio Ambiente Urbano, Mudança Climática, Infraestrutura Urbana, Geometria e Modelagem Computacional, Planejamento Territorial Urbano, Drenagem Urbana

Resumo

A estruturação do espaço da cidade capitalista negligencia a condição das cidades de ecossistemas complexos. Esta foi a lógica seguida na formação da Região Metropolitana de Belém, em todos os momentos que o investimento em infraestrutura omitiu os processos ambientais, aspectos climáticos e a diversidade social da Amazônia, priorizando o adensamento construtivo e a redução da cobertura vegetal no centro e na área de expansão da cidade. Esta pesquisa propôs-se identificar os potenciais para criação de uma paisagem funcional na área de expansão de Belém, tomando a Bacia hidrográfica do Mata-Fome como um piloto para a realidade da periferia metropolitana (RMB). Geoprocessamento, cálculos matemáticos e modelagem 3D foram os recursos usados para demonstrar a viabilidade de associação de soluções baseadas na natureza (infraestrutura verde) à infraestrutura convencional, de modo a preservar usos e características culturais da paisagem, já adaptada aos alagamentos sazonais, e reduzir custos e impactos ecológicos. Conclui-se que é possível manter áreas vegetadas e permeáveis, com potencial socioambiental, paisagístico e econômico, e também contribuir para o enfrentamento das mudanças climáticas nas cidades amazônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sâmyla Eduarda Moreira Blois Alves, Universidade Federal do Pará; Instituto de Tecnologia; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Formanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista de Iniciação Científica (CNPQ) em Caracterização do periurbano estendido Amazônico pelo Laboratório Cidades na Amazônia (LABCAM/UFPA). Integrante e extensionista do Grupo de Pesquisa Urbana Pesquisa. Colaboradora do Laboratório da Cidade (LdC) com atuação nas áreas de desenvolvimento e pesquisa de projetos.

Ana Cláudia Duarte Cardoso, Universidade Federal do Pará; Instituto de Tecnologia; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Professora titular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFPA). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (1990), mestre em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1994) e doutora em Arquitetura pela Oxford Brookes University, UK (2002). Participou da gestão do Governo do Pará (2007-2009). Foi docente na UFRN (2009-2011). Foi professora visitante na École de Urbanisme de Paris (2017). Foi diretora da ANPUR (2015-2017). É diretora da ANPARQ (2020). É conselheira suplente do CAU BR (Pará). Consultora ad hoc do CNPq, da CAPES, da FAPESP e da FAPEMA e de periódicos da área. Seu interesse de pesquisa atual é a convergência entre a urbanização extensiva observada na Amazônia Oriental, os arranjos espaciais dos assentamentos humanos da região e a defesa do direito à sociobiodiversidade.

Newton Célio Becker de Moura, Universidade Federal do Ceará; Centro de Tecnologia; Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Arquitetura e Urbanismo, na área de Paisagem e Ambiente, pelo programa de Pós-Graduação da FAU-USP. Pós-Doutor em Engenharia Hidráulica e Ambiental pela Escola Politécnica da USP. Professor do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design. Pesquisador do Laboratório de Experiência Digital – LED (UFC) com ênfase em Modelagem da Informação aplicada à Paisagem (Landscape Information Modeling), Infraestrutura Verde e Soluções Baseadas na Natureza.

Tainah Frota Carvalho, Universidade Federal do Ceará; Centro de Tecnologia; Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade  Federal do Ceará (UFC).

Giuliana Cira Cardoso Morais Lima, Universidade Federal do Pará; Instituto de Tecnologia; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Discente de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), integrante do Laboratório Cidades na Amazônia (LABCAM/UFPA) como bolsista de Iniciação Científica (CNPQ). Integrante e extensionista do Grupo de Pesquisa Urbanização e Natureza na Amazônia (URBANA).

Victor Silva da Costa, Universidade Federal do Ceará; Centro de Tecnologia; Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design

Aluno de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo, integrante do programa de educação tutorial (PET) Arquitetura, durante o período de 2020 a 2022, Integrou o Laboratório de Pedologia da UFC, no curso de geografia, no período de 2018 a 2019, atualmente bolsista PIBIC junto ao Laboratório de Experiência Digital (LED).

Referências

ACSELRAD, Henri. Justiça Ambientale Construção Social do Risco. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 5, p. 49-60, 2002.

AHMAD, Ahmad Mohammad; ALIYU, Abdullahi Adamu. The Need for Landscape Information Modelling (LIM) in Landscape Architecture. 13th Digital Landscape Architecture Conference, Dessau, Germany, p. (sl.), 1 maio 2012. ISBN: 978-3-87907-519-5.

ARAÚJO, M. M.; ROCHA, R. M.; SILVA, B. G. Gestão ambiental participativa: O planejamento urbano-ambiental sustentável a partir das bacias hidrográficas. In: Anais do XV Congresso Nacional do CONPEDI: direito, sociobiodiversidade e soberania na Amazônia. 2007. p. 1-18.

ARTAXO, Paulo. As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas. Estudos Avançados, v. 34, p. 53-66, 2020.BARBOZA, E. N.; Neto, F. C. B.; Caiana, C. R. A. 2020. Geoprocessamento aplicado na análise dos efeitos da urbanização no campo térmico em Fortaleza, Ceará. Research, Society and Development, 9(7), 5797-3731.

BECKER, Bertha. A urbe amazônida. Editora Garamond, 2018.

BECKER, B. K. Por que a participação tardia da Amazônia na formação econômica do Brasil? In. ARAÚJO, T. P.; WERNECK, S.T.; MACAMBIRA, J. (Orgs.). 50 anos de Formação econômica do Brasil: ensaios sobre a obra clássica de Celso Furtado. São Paulo: Companhia das Letras, p.201-209, 2007.

BONZI, Ramón. Andar sobre Água Preta: a aplicação da infraestrutura verde em áreas densamente urbanizadas. Dissertação de mestrado, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015.

CAPEL, Horacio. La morfología de las ciudades. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2002.

CARDOSO, A. C.; et al. A inserção da RMB na Amazônia e na rede urbana brasileira. In: CARDOSO, A. C.; LIMA, J. J. (ed.). Belém: transformações na ordem urbana. Rio de Janeiro: Observatório das metrópoles: Letra capital, 2015. cap. 2, p. 33-58.

CARDOSO, A.C.; et al. Forma urbana de Belém e seus desdobramentos para a formação de um sistema de espaços livres acessível à população. Paisagem e Ambiente, v. 37, pp. 11-34, 2016.

CARMONA, K. M; et al. Ocupação urbana da bacia do mata fome, Belém-PA e sua relação com a qualidade das águas superficiais e subterrâneas. Águas Subterrâneas, [S. l.],2010.

CARVALHO, T. F. & MOURA, N. C. B.. No Retreat from Change Landscape Information Modelling as a Design Tool for a Resilient Community: the Case of Poço da Draga in Fortaleza, Brazil. In: Planning Post Carbon Cities: 35th PLEA Conference on Passive and Low Energy Architecture., 2020, Corunha. Anais eletrônicos. Corunha, 2020. p. 830-834.

CARNEIRO, P. R. F.; MIGUEZ, M. G. Controle de inundações em bacias hidrográficas metropolitanas. São Paulo: Annablume, 2011.

Censo Demográfico 2010. Metodologia do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2013 (Série Relatórios Metodológicos, v. 41).

CLIMATE CENTRAL. climate central org, 2022. Coastal risk screening tool.

CODEM (Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém). Mapa de localização das bacias hidrográficas do município de Belém: CODEM, 2014.

COHEN-SHACHAM, E., WALTERS, G. JANZEN, C., MAGINNIS, S. (eds.) Nature-based Solutions to address global societal challenges. Gland, Switzerland: IUCN. xiii. 97 pp., 2016.

CORRÊA, R. L. Segregação residencial: classes sociais e espaço urbano. In: VASCONCELOS, P. D. A. CORRÊA, R. L.; PINTAUDI, S. M. A cidade contemporânea: segregação espacial. São Paulo: Contexto, p. 39-59, 2016.

CRUZ, Camila. Uso e ocupação do solo nas bacias hidrográficas da região metropolitana de Belém: uma análise urbanístico ambiental. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal do Pará. Belém, 2018.

FERREIRA, J.C.; MACHADO, J.R. Infra-estruturas verdes para o futuro urbano sustentável: o contributo da estrutura ecológica e dos corredores verdes. Labverde, n.1, p 68-90, 2010.

FIREHOCK, Karen. A Short History of the Term Green Infrastructure and Selected Literature. Green Infrastructure Center, Inc., Charlottesville, VA. 6pp. 2010.

HARVEY, David. Cidades Rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

IPCC AR6 (Intergovernmental Panel on Climate Change). Summary for Policymakers. In: MASSON-DELMOTTE, V., et al. Climate Change 2022: Impacts, Adaptation and Vulnerability. Contribution of Working Group II to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge University Press, 2022.

IUCN - International Union for Conservation of Nature.

JUSSARA, J. P. 30 mil famílias da bacia do Mata Fome aguardam obras de macrodrenagem. Agência Belém, 2022.

LIMA, José Júlio. Conjuntos habitacionais e condomínios de luxo em Belém: duas tipologias em confronto. Revista Arquitextos, v. 27, n. 7, 2002.

MARINHA DO BRASIL. Tábua de Marés 2023 PORTO DE BELÉM (ESTADO DO PARÁ). [S. l.], 2022.

MAGALHÃES, C. R. Bacia Hidrográfica como Referência de Planejamento e Expansão Urbana para as Cidades no Século XXI. Dissertação (Mestrado). Rio de Janeiro, UFRJ, 2013.

MARENGO, José A.; SOUZA JR, Carlos. Mudanças Climáticas: impactos e cenários para a Amazônia. São Paulo: ALANA, 2018.

MCHARG. I. Design with nature. Philadelphia: The Falcon Press, 1971.

MIRANDA, Thales. A Ilusão da Igualdade: natureza, justiça ambiental e racismo em Belém. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal do Pará. Belém, 2020.

MIRANDA, T. B.; CARDOSO, A. C. Cartografias de invisibilidades na periferia metropolitana de Belém: estudo de padrões espaciais e relacionamentos da população com espaços públicos/verdes. Relatório Final PIBIC, Universidade Federal do Pará, Belém, 21p, 2017.

MORAES, C. B. et al., Crescimento urbano e suas implicações para o tempo e clima da região metropolitana de Belém do Pará. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 15, n. 04, p. 2045-2060, 2022.

MOREIRA, Eidorfe. Obras reunidas de Eidorfe Moreira. Belém: Edições CEJUP, 1989.

MOURA, Newton Célio Becker de. Biorretenção: tecnologia ambiental urbana para manejo das águas de chuva. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

MOURA, N. B. & PELLEGRINO, P. & MARTINS, J. R. & RAVIOLO B. & MOREIRA, E. Intelligent landscapes: Application of parametric modeling for a new generation of flood risk management reservoirs in São Paulo city, Brazil. DISEGNARECON. 11. 11.1-11.15. 2018.

MUNIZ, João de Palma. Patrimônios dos Conselhos Municipais do Estado do Pará. Lisboa: Aillaud & Cia, 1904.

NEU, Vânia. Rios urbanos como patrimônio. Laboratório da Cidade, Belém, 24 de fev. de 2022. Blog.

PEREIRA, J. A. Rodrigues (org.) Plano Diretor do Sistema de Esgotamento Sanitário da Região Metropolitana de Belém. Belém: Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA), 2008. CD-ROM. 7 v. [Relatórios de pesquisa.] CD-ROM.

PEREIRA, M. C. et al. Soluções baseadas na natureza: quadro da ocupação da cidade de São Paulo por células de biorretenção. São Paulo: Labverde, v. 11, n. 01, 2021.

PESSOA, F. da S.; FAÇANHA, A. C. Impressões sobre bacia hidrográfica urbana e gestão compartilhada. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 256-269, 2015.

PORTO, R., ZAHED, K.F., TUCCI, C. e BIDONE, F. DRENAGEM URBANA. Cap. 21. In.: In.: TUCCI, Carlos E. M. et al., Hidrologia: ciência e aplicação. UFRGS Editora, 2012.

SANTOS, Beatriz Luiza Leal Fiock dos; CARDOSO, Ana Claudia Duarte. Tendências morfológicas, sociais e ambientais na periferia urbana de Belém do Pará. Relatório Final PIBIC, Universidade Federal do Pará, Belém, 20p, 2015.

SILVA, F. O. E., PALÁCIO, F. F. R., CAMPOS, J N. B. Equação de chuvas para Fortaleza-CE com dados do pluviógrafo da UFC. Revista DAE, v. 192, 2013.

SILVA, J. A.; RODRIGUES, J. E. Análise da cobertura vegetal na bacia hidrográfica "Mata-Fome", Belém/PA. Belém: Rev. do Inst. Hist. e Geog. do Pará (IHGP), v. 06, n. 02, p. 73-91, 2019.

SILVA, M. J.; LUZ, L. M.. Uso do solo e degradação ambiental: Estudo de caso da bacia do Mata Fome em Belém, Pará. Grajaú: Revista InterEspaço, v. 2, n. 7, p. 162-178, 2016.

SOUSA, Renata. A área de expansão de Belém: Um espaço de múltiplas vivências. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Pará. Belém, 2016.

SOUSA, C. E. M. Modelando a percepção: o ambiente do patrimônio cultural edificado na regulação da forma urbana. 2018. 74 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

SOUZA, A. L. Resiliência Urbana e uma Belém Sustentável. Laboratório da Cidade, Belém, 13 de maio de 2022. Blog.

SOUZA, Rodrigo O. R. de M. et al. Equações de chuvas intensas para o Estado do Pará. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, PB, UAEA/UFCG, v. 16, n. 9, p. 999-1005, 15 jun. 2012.

STÖBERL, A. P. M.; et al. Trajetória do conceito Soluções Baseadas na Natureza e a relação com o Brasil: Uma análise bibliográfica Autores. Anais XVIII Enanpur 2019, 2019.

SPIRN, A. W. O. Jardim de Granito: A natureza no desenho da cidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.

TONUCCI FILHO, J. B. M.; et al. Estrutura produtiva e mercado de trabalho na Região Metropolitana de Belo Horizonte: formação histórica e perspectivas contemporâneas. In: ANDRADE, L.T.; MENDONÇA, J. G.; DINIZ, A. M. A.; (Orgs.). METRÓPOLES: Território, Coesão Social e Governança Democrática. Belo Horizonte: Transformações na ordem urbana. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015. p. 49-88.

TUCCI, Carlos E. M. CONTROLE DE ENCHENTES. Cap. 16, In.: TUCCI, Carlos E. M. et al., Hidrologia: ciência e aplicação. UFRGS Editora, 2012.

VENTURA NETO, R. Belém e o imobiliário: uma cidade entre contratempos e contradições. Belém: Imprensa Oficial do Estado, 2016.

VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. Studio Nobel, 1998.

VINENTE, Álvaro. Belém conquista aprovação do projeto de macrodrenagem do Mata-Fome. Agência Belém, 2022.

Downloads

Publicado

17-11-2023

Como Citar

Moreira Blois Alves, S. E., Duarte Cardoso, A. C., Becker de Moura, N. C., Frota Carvalho, T., Cardoso Morais Lima, G. C., & Silva da Costa, V. (2023). Investigação de Potenciais de Constituição de Paisagens Funcionais na Área de Expansão de Belém . Paranoá, 16(34), 1–27. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n34.2023.21

Edição

Seção

Água e Mudanças Climáticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.