Exposição “Vazios Urbanos e Patrimônio Cultural”: curadoria e interfaces com o Acervo da Midiateca da FAU UFRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n32.2022.25

Palavras-chave:

Mídia eletrônica, Trabalho escolar, Arquitetura, planejamento territorial e habitação, Exposições, Acervo

Resumo

Este trabalho trata da curadoria e realização da Exposição “Vazios Urbanos e Patrimônio Cultural”, realizada integralmente online, como parte da ação de extensão “Programa de Exposições Digitais Temáticas da Midiateca da FAU UFRJ”. É a primeira de uma série de mostras temáticas tendo como base o acervo virtual da Midiateca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a plataforma que reúne e divulga os Trabalhos Finais de Graduação (TFGs) em Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Esta exposição dá continuidade à experiência piloto lançada em 2020 dedicada ao tema do UIA2021RIO e da Rio Capital Mundial da Arquitetura e se propõe a experimentar novos formatos de exibição (canais digitais como internet, dispositivos móveis, redes sociais etc.), visando multiplicar as possibilidades didáticas das exposições virtuais dos TFGs de acordo com novos recortes e novas curadorias. Todo o trabalho foi desenvolvido remotamente, com planilhas colaborativas cromáticas, refinamento da seleção, publicidade e cronograma de divulgação, culminando em uma seleção de 42 trabalhos. A necessidade de se debater sobre estes formatos e suas implicações – e potencialidades – para a disponibilização e fruição de arquivos e acervos, em uma era marcada pela hegemonia dos sistemas e plataformas digitais justifica este artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Kamimura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura

Professor Adjunto (Dedicação Exclusiva) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAUUFRJ). Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da FAUUFRJ (PROARQ). Doutor (2016) e Mestre (2010) em Arquitetura e Urbanismo, área de concentração Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pela USP. Especialista em História e Teorias da Arte (2007) e Graduado em Arquitetura e Urbanismo (2004) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Andréa Lacerda de Pessôa Borde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-graduação em Urbanismo

Arquiteta e Urbanista, Mestre em Artes Visuais, Doutora em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com Estágio Doutoral na DEA Paris-Belleville; pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA. Professora Associada da FAUUFRJ, lecionando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB). Integra o Pós-Doutorado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (Pós-Doc PACC) da Faculdade de Letras. Líder do grupo de pesquisa do CNPq "Laboratório de Patrimônio Cultural e Cidade Contemporânea" (LAPA/PROURB). Vice-coordenadora DOCOMOMO Brasil. Associada ICOMOS Brasil. Membro Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro. Membro Comitê Institucional do PIBIC e Comitê Técnico Plano Diretor 2030 UFRJ. Organizadora "Vazios Urbanos: percursos contemporâneos" e "Conservação e reativação do Patrimônio Arquitetônico Universitário"; autora "Vazios Urbanos: perspectivas contemporâneas". Prêmios: Capes de Teses, ANPUR e IAB-RJ. Bolsa CAPES Professor Visitante Senior IPRAUS/Paris-Belleville. Bolsista Produtividade 2/CNPq e Cientista do Nosso Estado/ FAPERJ.

Wanda Vilhena Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Doutora em Urbanismo pelo PROURB/FAU/UFRJ (2011) com estágio doutoral na École Nationale Supérieure d’Architecture Paris-Malaquais, Mestre em Arquitetura pelo PROARQ/FAU/UFRJ (2000) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975). Professora Associada. Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE FAU/UFRJ, Vice-Diretora Adjunta de Extensão da FAU/UFRJ, Coordenadora da Midiateca da FAU/UFRJ (2012-2021). Membro da Comissão de Organização, Elaboração e Correção do Teste de Habilidade Específica (desde 2000), representante da FAU/UFRJ na Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo - ABEA, Secretária da ABEA e Especialista técnico do CAU/BR. Autora do livro “Dos cafés parisienses aos botequins cariocas”.

Maria Clara de Oliveira Coura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Arquiteta e Urbanista, Mestranda em Urbanismo no Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB-FAUUFRJ). Bolsista de Treinamento e Capacitação Técnica nível 4 (FAPERJ) no Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital (LAURD) do PROURB-FAUUFRJ. Apresentou artigo no SIGRADI 2018 e participou como orientadora na 10ª SIAC/UFRJ. Monitoria, desde o 3ºperiodo de faculdade, até sua conclusão em: Isostática, Análise Urbana da Paisagem e Monitora bolsista da disciplina de Atelier Integrado I e de Gráfica Digital.

Referências

BAPTISTA, Luis Santiago. Vazios Urbanos: desafios do "terrain vague" à arquitetura contemporânea. Arq./a, Lisboa (Portugal), n. 47-48 (jul./ago. 2007) p. 8-11.

BAUDRILLARD, Jean. A transparência do mal: ensaio sobre os fenômenos extremos. 3ª. ed. Campinas: Papirus, 1996.

BERNERS-LEE, Tim; CAILLAU, Robert; LUOTONEN, Ari; et al. The World-Wide Web. In: WARDRIP-FRUIN, Noah; MONTFORT, Nick (Orgs.). The New Media Reader. Cambridge: MIT Press, 2003, p. 792–798. Disponível em: http://www.newmediareader.com. Acesso em: 23 abr. 2009.

BLAIR, J. Anthony. The Rhetoric of Visual Arguments. In: HILL, Charles A.; HELMERS, Marguerite (Orgs.). Defining Visual Rhetorics. New Jersey: Taylor & Francis, 2008, p. 41–

BORDE, Andréa L.P. Vazios urbanos: perspectivas contemporâneas. Rio de Janeiro: PROURB/UFRJ, 2006. Tese de Doutorado.

. “A cidade hipotética: visualização em realidade aumentada de projetos da Midiateca da FAU UFRJ na cidade do Rio de Janeiro”. Dissertação - Mestrado (em andamento). PROURB/UFRJ.

EXPOSIÇÃO Online Vazios Urbanos e Patrimônio Cultural. Disponível em: instagram.com/midiateca.fau. Acesso em: 16 jul. 2021.

EXPO UIA / Midiateca da FAU UFRJ. Disponível em: www.midiateca.fau.ufrj.br/uia. Acesso em: 16 jul. 2021.

. “Visualização de dados da Midiateca da FAU UFRJ”. Trabalho Final de Graduação. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. UFRJ. 2022.

MIDIATECA DA FAU UFRJ. Disponível em: http://www.midiateca.fau.ufrj.br. Acesso em: 16 jul. 2021.

Rio Capital Mundial da Arquitetura – UNESCO/UIA. Disponível em: https://capitalmundialdaarquitetura.rio. Acesso em: 28out2021.

ROCHA-PEIXOTO, Gustavo. “Eadem, sed aliter”: as coleções e a historiografia da arquitetura. In: MACHADO, Denise P. Et al. (org.). I Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. Anais... Rio de Janeiro: PROURB, 2010. [CD-ROM].

UIA2021RIO – 27º Congresso Mundial de Arquitetos. Disponível em: https://www.uia2021rio.archi. Acesso em: 28out2021.

Downloads

Publicado

17-10-2022

Como Citar

Kamimura, R., Lacerda de Pessôa Borde, A., Vilhena Freire, W., & de Oliveira Coura, M. C. (2022). Exposição “Vazios Urbanos e Patrimônio Cultural”: curadoria e interfaces com o Acervo da Midiateca da FAU UFRJ. Paranoá, 15(32), 1–15. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n32.2022.25

Edição

Seção

Arquivos e Acervos em Arquitetura e Urbanismo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.