Exposição “Vazios Urbanos e Patrimônio Cultural”: curadoria e interfaces com o Acervo da Midiateca da FAU UFRJ
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n32.2022.25Palavras-chave:
Mídia eletrônica, Trabalho escolar, Arquitetura, planejamento territorial e habitação, Exposições, AcervoResumo
Este trabalho trata da curadoria e realização da Exposição “Vazios Urbanos e Patrimônio Cultural”, realizada integralmente online, como parte da ação de extensão “Programa de Exposições Digitais Temáticas da Midiateca da FAU UFRJ”. É a primeira de uma série de mostras temáticas tendo como base o acervo virtual da Midiateca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a plataforma que reúne e divulga os Trabalhos Finais de Graduação (TFGs) em Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Esta exposição dá continuidade à experiência piloto lançada em 2020 dedicada ao tema do UIA2021RIO e da Rio Capital Mundial da Arquitetura e se propõe a experimentar novos formatos de exibição (canais digitais como internet, dispositivos móveis, redes sociais etc.), visando multiplicar as possibilidades didáticas das exposições virtuais dos TFGs de acordo com novos recortes e novas curadorias. Todo o trabalho foi desenvolvido remotamente, com planilhas colaborativas cromáticas, refinamento da seleção, publicidade e cronograma de divulgação, culminando em uma seleção de 42 trabalhos. A necessidade de se debater sobre estes formatos e suas implicações – e potencialidades – para a disponibilização e fruição de arquivos e acervos, em uma era marcada pela hegemonia dos sistemas e plataformas digitais justifica este artigo.
Downloads
Referências
BAPTISTA, Luis Santiago. Vazios Urbanos: desafios do "terrain vague" à arquitetura contemporânea. Arq./a, Lisboa (Portugal), n. 47-48 (jul./ago. 2007) p. 8-11.
BAUDRILLARD, Jean. A transparência do mal: ensaio sobre os fenômenos extremos. 3ª. ed. Campinas: Papirus, 1996.
BERNERS-LEE, Tim; CAILLAU, Robert; LUOTONEN, Ari; et al. The World-Wide Web. In: WARDRIP-FRUIN, Noah; MONTFORT, Nick (Orgs.). The New Media Reader. Cambridge: MIT Press, 2003, p. 792–798. Disponível em: http://www.newmediareader.com. Acesso em: 23 abr. 2009.
BLAIR, J. Anthony. The Rhetoric of Visual Arguments. In: HILL, Charles A.; HELMERS, Marguerite (Orgs.). Defining Visual Rhetorics. New Jersey: Taylor & Francis, 2008, p. 41–
BORDE, Andréa L.P. Vazios urbanos: perspectivas contemporâneas. Rio de Janeiro: PROURB/UFRJ, 2006. Tese de Doutorado.
. “A cidade hipotética: visualização em realidade aumentada de projetos da Midiateca da FAU UFRJ na cidade do Rio de Janeiro”. Dissertação - Mestrado (em andamento). PROURB/UFRJ.
EXPOSIÇÃO Online Vazios Urbanos e Patrimônio Cultural. Disponível em: instagram.com/midiateca.fau. Acesso em: 16 jul. 2021.
EXPO UIA / Midiateca da FAU UFRJ. Disponível em: www.midiateca.fau.ufrj.br/uia. Acesso em: 16 jul. 2021.
. “Visualização de dados da Midiateca da FAU UFRJ”. Trabalho Final de Graduação. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. UFRJ. 2022.
MIDIATECA DA FAU UFRJ. Disponível em: http://www.midiateca.fau.ufrj.br. Acesso em: 16 jul. 2021.
Rio Capital Mundial da Arquitetura – UNESCO/UIA. Disponível em: https://capitalmundialdaarquitetura.rio. Acesso em: 28out2021.
ROCHA-PEIXOTO, Gustavo. “Eadem, sed aliter”: as coleções e a historiografia da arquitetura. In: MACHADO, Denise P. Et al. (org.). I Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. Anais... Rio de Janeiro: PROURB, 2010. [CD-ROM].
UIA2021RIO – 27º Congresso Mundial de Arquitetos. Disponível em: https://www.uia2021rio.archi. Acesso em: 28out2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paranoá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).