O trabalho de cuidado e a assessoria técnica para reabilitação urbana sustentável no Córrego do Capão

uma experiência didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/1679-09442024v17e44748

Palavras-chave:

Arquitetura da Paisagem, Ensino profissional e técnico, Trabalho feminino, Matas ciliares, Educação a distância

Resumo

O artigo apresenta uma experiência de assessoria técnica realizada durante uma disciplina de projeto do curso Técnico em Paisagismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), campus Santa Luzia, junto a um grupo organizado de ribeirinhos urbanos. Inicialmente, foi feita uma contextualização do curso e uma breve apresentação da região do córrego do Capão, seguida de uma discussão dos referenciais teórico-conceituais que balizaram a experiência, a saber: os conceitos de Antropoceno e de Capitaloceno; de assessoria técnica e de assistência técnica; de cuidado e de trabalho invisibilizado. Em seguida, são apresentados os métodos de trabalho e as estratégias didáticas utilizados na construção do ambiente de ensino-aprendizagem entre estudantes, movimento social e professores no contexto do ensino remoto decorrente da covid-19. O artigo conclui com uma sistematização dos dados e informações levantados durante a experiência e uma análise crítica do processo e dos resultados, enfatizando o potencial emancipador da assessoria técnica para o grupo sócio-espacial articulado em torno da recuperação do córrego do Capão e também para os estudantes e para o próprio campo de atuação do Paisagismo.

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Biografia do Autor

Núria Manresa Camargos, Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Arquitetura; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG com período de sanduíche na UNL em Santa Fé, Argentina, com bolsa do programa de intercâmbio Espacio Académico Común Ampliado Latinoamericano (ESCALA), com especialização em Reabilitação Ambiental e Sustentável Urbanística e Arquitetônica pela UnB. É mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG na linha de produção, projeto e experiência do espaço. Em sua trajetória tem pesquisado temas relacionados a processos de produção do espaço, paisagens do cotidiano, pedagogia sócio-espacial, agricultura urbana, agroecologia, mapeamentos, arte-educação, infância e juventude, construções coletivas, gestão compartilhada, autoprodução e técnicas de representação gráfica. Trabalhou por seis anos como arte-educadora coordenando ateliês de arquitetura, construção e jardinagem. Foi professora substituta no IFMG, ministrando disciplinas de desenho. Atualmente, compõe corpo técnico da Gerência de Licenciamento de Parcelamento do Solo e Obras em Logradouro Público (GEPSO) da Subsecretaria de Regulação Urbana (SUREG) da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH).

Liza Maria Souza de Andrade, Universidade de Brasília; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Professora e pesquisadora do PPG-FAU/UnB. Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão Periférico, trabalhos emergentes e vice-líder do Grupo de Pesquisa Água e Ambiente Construído. Professora do Curso de Especialização Reabilita e Coordenadora do curso Residência Multiprofissional CTS - Habitat, Agroecologia, Saúde Ecossistemica e Economia Solidária. Vice-coordenadora do Núcleo de Política, Ciência, Tecnologia e Sociedade NPCTS/CEAM/UnB, membro do BrCidades Núcleo DF Metropolitano. Foi coordenadora de extensão da FAU UnB e membro da Câmara de Extensão da UnB. Foi membro do CBH-Paranoá e do CONSAB/DF. Foi consultora do Projeto Internacional de Cooperação Técnica para a melhoria da Gestão Ambiental Urbana no Brasil – BRA/OEA/08/001/2011 no Levantamento do Estado da Arte na temática das Cidades Sustentáveis e da Chamada Pública MCTI/CNPq/MCIDADES N° 11/2012, para monitoramento, avaliação, e aprimoramento do Programa Minha Casa Minha Vida pela FAU/UnB sobre Sustentabilidade e Qualidade da Forma Urbana.

Simone Parrela Tostes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais; Campus Santa Luzia; Laboratório Integrado de Tecnologia Social

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, com Especialização em Docência pelo IFMG, Mestrado em Teoria e Crítica da Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, Doutorado em Geografia pela UFMG. Desenvolve Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UnB. É docente EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus Santa Luzia, onde atua também como pesquisadora do LITS, Laboratório Integrado de Tecnologia Social. Tem experiência acadêmica e profissional em Arquitetura e Urbanismo, atuando em temas relacionados à teoria e projeto da Arquitetura e do Urbanismo, planejamento urbano, produção social do espaço urbano, espaço e subjetividade.

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Publicado

15-05-2024

Como Citar

Manresa Camargos, N., Maria Souza de Andrade, L., & Parrela Tostes, S. (2024). O trabalho de cuidado e a assessoria técnica para reabilitação urbana sustentável no Córrego do Capão: uma experiência didática. Paranoá, 17, e44748. https://doi.org/10.18830/1679-09442024v17e44748

Edição

Seção

Projeto e Planejamento

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