Esboços de um arquivo I: Corpo ressequido
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n32.2022.10Mots-clés :
Corpo, Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto, Eça de QueirósRésumé
Este primeiro ensaio de três, a guisa de provocação, busca o diálogo da obra de Eça de Queirós, A Relíquia, com uma tradição de reflexão sobre a memória e os corpos. Seja pelo debate sobre o arquivo em Derrida, seja por via patrimonial em Choay, ambos tributários de Freud e a literatura arqueológica desde XIX. Ao mesmo tempo, explora o arquivo de uma escrita de si.
Téléchargements
Références
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade, UNESP, 2006
______. As questões do patrimônio. Lisboa Arte & Comunicação, 2018.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
PEREIRA, Margareth da Silva. Corpos escritos: paisagem, memória e monumento: visões da identidade carioca. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais EBA, Rio de Janeiro, p. 99-113, 2000.
QUEIRÓS, Eça. A Relíquia. São Paulo: Klick, 1997.
ROMERA, Ricardo Olmos. A Relíquia, de Eça de Queirós: una aproximacion desde la ficcion en Arqueologia. IN: Humanitas Vol. XLVII - Vol. II. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 1995, pg 935-951. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316.2/28646 , Acessado em: 8 de Dezembro de 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Paranoá 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).