Não Propaganda e espaço urbano

Reflexões sobre intervenções urbanas, publicidade na cidade e vídeo arte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.13

Palabras clave:

Intervenção Urbana, Publicidade; Vídeo arte, Cidade, Coletivos

Resumen

Este trabalho pretende refletir sobre a dinâmica entre publicidade, espaço público e cidadãos, através da intervenção urbana Não Propaganda, realizada pelo coletivo baiano GIA, também observando os processos de mediação da mesma com a produção de um vídeo arte produzido pelo grupo a partir da filmagem da realização da ação na cidade de São Paulo, em 2006. Essa intervenção buscou tratar da comunicação nas cidades por meio de placas, faixas e panfletos amarelos sem conter nenhuma palavra ou desenho, propondo uma reflexão acerca das opressoras estruturas de propaganda e de marketing de produtos que continuamente excedem e deformam os espaços públicos de circulação e as festas populares. Dessa forma, o artigo procurará analisar o impacto dessa intervenção urbana, levando em consideração a resposta do público que a atravessa, como esses corpos a apreendem nos deslocamentos urbanos e de que forma o registro da mesma em vídeo arte contribui na produção de sentido nas cidades. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisa Maria Barros Marques, Universidade Federal de Goiás - Regional Goiás

Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Goiás ”“ Regional Goiás desde 2017. Faz parte do projeto de pesquisa e extensão Cidade e dramaturgia visual: ações poéticas urbanas que deu origem ao CAPU ”“ Coletivo de Ações Poéticas Urbanas.

Emilliano Alves de Freitas Nogueira, Universidade Federal de Goiás: Goiás, GO, BR

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Sub-área: Artes Cênicas). Possui Especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo SENAC/MG (2012) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Goiás - Regional Goiás. Coordenador do projeto de pesquisa e extensão Cidade e dramaturgia visual: ações poéticas urbanas.

Citas

ALBUQUERQUE, Fernanda. Ternura, humor, Arte e Política. In. Gaveta dos Guardados, outubro de 2016. Disponível em: <http://gavetadosguardados.blogspot.com/2007/12/ternura-humor-arte-e-poltica_11.html>. Acesso em: 12 de junho de 2019.
CESAR, Marisa Flórido. Nós, o outro, o distante na arte contemporânea brasileira. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2014.
COSTA, Luiz Cláudio da. Uma questão de registro. In: COSTA, Luiz Cláudio (Org.). Dispositivos de registro na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria / FAPERJ, 2009.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2015.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. São Paulo: Papirus, 1997.
MASKULKA, James M. Visual Pollution. Working Paper. Lehigh University, Department of Marketing, USA, 1999.
MITCHELL, W. J. T. O que as imagens realmente querem? In ALLOA (org.). Pensar a Imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015, p. 165-190.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
ZACARIAS, Gabriel; MACHADO, Thiago. Novo Realismo e Internacional Situacionista: um estudo do questionamento da imagem pictórica pelas neovanguardas francesas. Domínios da Imagem, Londrina, v. 3, n. 5, p. 67-82, nov. 2009.

Publicado

2020-03-08

Cómo citar

Barros Marques, E. M., & Alves de Freitas Nogueira, E. . (2020). Não Propaganda e espaço urbano: Reflexões sobre intervenções urbanas, publicidade na cidade e vídeo arte. Paranoá, 12(24), 151–156. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.13

Número

Sección

Teoría, História e Crítica

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.