Não Propaganda e espaço urbano

Reflexões sobre intervenções urbanas, publicidade na cidade e vídeo arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.13

Palavras-chave:

Intervenção Urbana, Publicidade; Vídeo arte, Cidade, Coletivos

Resumo

Este trabalho pretende refletir sobre a dinâmica entre publicidade, espaço público e cidadãos, através da intervenção urbana Não Propaganda, realizada pelo coletivo baiano GIA, também observando os processos de mediação da mesma com a produção de um vídeo arte produzido pelo grupo a partir da filmagem da realização da ação na cidade de São Paulo, em 2006. Essa intervenção buscou tratar da comunicação nas cidades por meio de placas, faixas e panfletos amarelos sem conter nenhuma palavra ou desenho, propondo uma reflexão acerca das opressoras estruturas de propaganda e de marketing de produtos que continuamente excedem e deformam os espaços públicos de circulação e as festas populares. Dessa forma, o artigo procurará analisar o impacto dessa intervenção urbana, levando em consideração a resposta do público que a atravessa, como esses corpos a apreendem nos deslocamentos urbanos e de que forma o registro da mesma em vídeo arte contribui na produção de sentido nas cidades. 

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Biografia do Autor

Elisa Maria Barros Marques, Universidade Federal de Goiás - Regional Goiás

Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Goiás ”“ Regional Goiás desde 2017. Faz parte do projeto de pesquisa e extensão Cidade e dramaturgia visual: ações poéticas urbanas que deu origem ao CAPU ”“ Coletivo de Ações Poéticas Urbanas.

Emilliano Alves de Freitas Nogueira, Universidade Federal de Goiás: Goiás, GO, BR

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Sub-área: Artes Cênicas). Possui Especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo SENAC/MG (2012) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Goiás - Regional Goiás. Coordenador do projeto de pesquisa e extensão Cidade e dramaturgia visual: ações poéticas urbanas.

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Publicado

08-03-2020

Como Citar

Barros Marques, E. M., & Alves de Freitas Nogueira, E. . (2020). Não Propaganda e espaço urbano: Reflexões sobre intervenções urbanas, publicidade na cidade e vídeo arte. Paranoá, 12(24), 151–156. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.13

Edição

Seção

Teoria, História e Crítica

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