Análise do desempenho térmico dos materiais superficiais do contexto urbano do SIA/ DF
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n22.2018.04Palabras clave:
Materiais superficiais, Microclima urbano, Conforto térmico, Landsat 8, ENVI-METResumen
Este trabalho investiga o desempenho térmico dos materiais superficiais que compõem o contexto urbano do Setor de Indústrias e Abastecimento ”“ SIA em Brasília - DF, analisando a influência no ambiente. A escolha da área de estudo se deu pela diversificação de usos que a região apresenta, sua destinação inicial sofreu grandes modificações até o projeto urbano final executado na localidade. Neste sentido, o objetivo deste artigo é contribuir com estudos que auxiliam o desenho urbano sustentável, visto que, o acelerado processo de crescimento desordenado das cidades, provocam problemas urbanos de ordem ambiental. Diante disso, o método de trabalho é sustentado pela literatura especializada, na observação de temperaturas superficiais com a utilização de imagens orbitais do satélite Landsat 8, e por fim, na realização de simulações computacionais com o software ENVI-MET versão 4.3.2, utilizando o índice de conforto térmico urbano PMV - Voto Médio Predito de Fanger (1970), assumindo para este estudo o período quente-seco. Para isso, foram selecionados no SIA, pontos com diferentes relações W/H, segundo classificação de Romero (2011). Como resultado, destaca-se a evidência de microclimas distintos dependendo da conformação de uso e ocupação do solo na área de estudo, e assim foi possível concluir diante das análises comparativas dos recortes da área, que os materiais superficiais e a vegetação, contribuem de forma concreta para oferecer benefícios climáticos ao microclima local.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).