Construindo um sistema de indicadores de sustentabilidade intra-urbano associados à ventilação nos espaços públicos

Autores

  • Valéria Morais Baldoino de Souza
  • Marta Adriana Bustos Romero Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n4.2007.12105

Palavras-chave:

Ventilação, Conforto térmico, Indicador de sustentabilidade, Espaços públicos

Resumo

A busca por indicadores de desempenho ambiental de sustentabilidade intra-urbana surge da necessidade de planejar a ocupação do solo considerando as condições climáticas do local e de estabelecer critérios de sustentabilidade. Almejando contribuir para a construção de 
indicadores de sustentabilidade intra-urbana, pesquisamos a ventilação dos espaços públicos associada ao desempenho ambiental.
Indicadores de ventilação nos espaços urbanos contribuem como parâmetros para fazer diagnósticos, definir prioridades de atuação, elaborar projetos e programas, avaliar o desempenho de uma atividade e direcionar investimentos. Desta forma, eles subsidiam a tomada de decisões que levam em consideração o contexto urbano, aferindo de forma mais científica os padrões de urbanização, o que facilita futuras soluções.
A ventilação natural é recomendada como importante estratégia de conforto térmico em regiões de clima quente e úmido e na estação quente do clima composto úmido, além de ser indispensável em qualquer clima para a renovação do ar (salubridade). Consideramos como atributos essenciais, os aspectos morfológicos urbanos, a massa edificada doentorno, a forma desta, sua dimensão e sua justaposição, elaborando parâmetros que visam à compreensão do complexo contexto urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Morais Baldoino de Souza

Arquiteta, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília.

Marta Adriana Bustos Romero, Universidade de Brasília - UnB

Arquiteta, mestre em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília, doutora em Arquitetura pela Universidade Politécnica de Catalunha, pós-doutorado em Landscape Architecture pela Pennsylvania State os University.

Downloads

Como Citar

Souza, V. M. B. de, & Romero, M. A. B. (2007). Construindo um sistema de indicadores de sustentabilidade intra-urbano associados à ventilação nos espaços públicos. Paranoá, 3(4), 81–93. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n4.2007.12105

Edição

Seção

Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.