A política urbana do Distrito Federal: um resgate historiográfico da relação entre ocupação territorial e desigualdades socioespaciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.19

Palavras-chave:

Brasília, irregularidade fundiária, especulação imobiliária

Resumo

O presente artigo focaliza o histórico de expansão urbana do Distrito Federal, desde 1960, na qual se destaca o quadro de ampla irregularidade fundiária habitacional, que remonta aos primeiros anos da nova capital e se confunde com a própria história da cidade. Para isso, são apresentados antecedentes da construção de Brasília, bem como sucessivos planos de uso do solo. Demonstra-se como o crescimento da cidade real interferiu no planejamento formal, evidenciando tensões e disputas territoriais. Discute-se a atuação do poder público na distribuição de terras urbanizáveis, no enfrentamento das irregularidades urbanas e como a sua atuação se baseou em um projeto de estratificação social. Expõem-se aspectos da política habitacional praticada no DF, caracterizada, por muitos anos, pela remoção de “invasões”, para se chegar à atual diretriz de regularização fundiária. Observa-se que particularidades das políticas e programas de gestão da cidade têm rebatimentos nas relações de integração ou exclusão entre diferentes classes sociais e resultam em distintas espacializações de desigualdades. A investigação se orienta por uma abordagem histórica, pressupondo o estudo das interfaces políticas, sociais, econômicas e culturais, adotando-se a pesquisa bibliográfica e documental como subsídio às reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Oliveira Lancellotti, Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação

Mestranda em Planejamento Urbano pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (2021-2023). Arquiteta e Urbanista, graduada na Universidade de Brasília (2010). Pós-graduada em Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção, pelo Instituto de Pós-Graduação & Graduação – IPOG (2015), e em Direito Ambiental e Urbanístico, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público – FMP (2021). Consultora Legislativa na área de desenvolvimento urbano na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Cristiane Guinancio, Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestre pela "University College London" (1995), especialista em Reabilitação Sustentável, Arquitetônica e Urbanística (2011) e Doutora em Arquitetura e Urbanismo (2017) pela Universidade de Brasília. Pós-doutorado na "Universidad Politécnica de Madrid" (2021). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas para Habitação do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NPH/CEAM/UnB), do Observatório das Metrópoles (Núcleo Brasília) e dos grupos de pesquisa CNPq "Periférico, Trabalhos Emergentes" e "Gestão Ambiental Urbana". Coordenadora do Projeto de Extensão, Pesquisa e Inovação "Assistência Técnica para o Habitar de Origem Social" (ATHOS). Junto ao "Laboratório de Reabilitação do Ambiente Construído – LABRAC/PPG/FAU/UnB" desenvolve pesquisas para o aperfeiçoamento da infraestrutura física escolar amparada em reflexões metodológicas para o ensino básico. Atua principalmente nos seguintes temas: Projeto de Arquitetura, Projeto de Urbanismo, Habitação de Interesse Social, Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), Escolas de Nova Geração.

Referências

BELCHER, D. J. et al. Relatório Técnico sobre a nova Capital da República. Rio de Janeiro: DASP, 1956.

CARVALHO, E. V.-V. DE. Parcelamento do Solo. Brasília: Livraria e Editora Brasília Jurídica, 1996.

DERNTL, M. F. Brasília e suas unidades rurais: planos e projetos para o território do Distrito Federal entre fins da década de 1950 e início da década de 1960. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 28, p. 1–32, 2020.

DISTRITO FEDERAL. Câmara Legislativa. Relatório Final da Comissão da Comissão Parlamentar de Inquérito criada através do Ato do Presidente nº 626 de 1995, destinada a apurar fatos relacionados com a grilagem de Terras Públicas do DF. Diário da Câmara Legislativa, ano IV, nº 123.

FICHER, S.; PALAZZO, P. P. Os paradigmas urbanísticos de Brasília. Em: Cadernos PPG-AU/FAUFBA – Ano 3, edição especial. Salvador: PPG-AU/FAUFBA, 2005.

FORTES, P. de T. F. de O.; BARROSO, E. W. de S.; SILVA. M. A. S.; GUEDES, C. O. de O. Regulari-zação fundiária em imóveis da União no Distrito Federal Parte 1: demarcação de imóveis. Anais XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Florianópolis, 2007.

FREITAS, G. de. Células desconexas. Condomínios fechados e as políticas públicas do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília. Brasília, p. 224. 2013.

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. PDOT – Plano Diretor de Ordenamento Territorial. Documento Técnico. 2009. Disponível em: http://www.seduh.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/09/documento_tecnico_pdot12042017.pdf. Acesso em: 08/03/2022.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN). Relatório do Plano Piloto de Brasília. Brasília: Iphan-DF, 2018.

______ Roteiro dos acampamentos pioneiros no Distrito Federal. Brasília: Iphan-DF, 2016.

KRONENBERGUER, B. da C.; HOLANDA, F. R. B. Equipar e democratizar: regulando a instância públi-ca. Anais XVIII ENANPUR, Natal, 2019.

LE CORBUSIER. A Carta de Atenas [versão de Le Corbusier; tradução de Rebeca Scherer]. São Paulo: Hucitec/Edusp, 1993.

MALAGUTTI, C. J. Loteamentos clandestinos no DF: Legalização ou Exclusão? Dissertação (mestrado) – Departamento de Urbanismo, Universidade de Brasília, 1996.

OLIVEIRA, T. A. de. Questões relativas à ocupação da orla do Lago Paranoá de Brasília. Em: Textos para Discussão - Assessoria Legislativa – CLDF, ano 1, nº 2, abril 2015.

RODRIGUES, G. Nascidas com Brasília: as ocupações pioneiras. Agência Brasília, 2019. Disponível em: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2019/10/24/nascidas-com-brasilia-as-ocupacoes-pioneiras/. Acesso em: 08/03/2022.

SECCHI, Bernardo. La ciudad de los ricos y la ciudad de los pobres. Madrid: Catarata, 2015.

SILVA, E. História de Brasília: um sonho, uma esperança, uma realidade. 5. ed. Brasília: Charbel: Fibra, 2006.

TAMANINI, L. F. Brasília: memória da construção. 2. ed. Brasília: Livraria Suspensa, 2003. 366 p. v. 2.

TAVARES, J. Projetos para Brasília: 1927 - 1957. Brasília: Iphan, 2014.

VELOSO FILHO, F. de A. Análise das propostas de expansão urbana no Distrito Federal. Dissertação (mestrado) – Departamento de Urbanismo, Universidade de Brasília, 1986.

VESENTINI, J. W. A capital da geopolítica. São Paulo: Ática, 1986.

VIEIRA JR, W. Nos sertões cerrados de Brasília: a cartografia como argumento para releitura da história do Distrito Federal. Arquivos do Museu de História Natural e Jardim Botânico, v. 20, n. 2, p. 369–389, 2012.

Publicado

16-12-2022

Como Citar

de Oliveira Lancellotti, A. C., & Guinancio, C. (2022). A política urbana do Distrito Federal: um resgate historiográfico da relação entre ocupação territorial e desigualdades socioespaciais. Paranoá, 15(33), 1–23. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.19

Edição

Seção

Edição Temática Cidades em disputas: histórias, memórias, práticas do/no espaço

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.