Frentes do urbano para a construção de indicadores de sustentabilidade intra urbana

Autores

  • Marta Adriana Bustos Romero Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n4.2007.12103

Palavras-chave:

Indicadores, Sustentabilidade, Padrões de urbanização

Resumo

Urbanismo da Universidade de Brasília têm como objetivo a criação de indicadores de sustentabilidade intra-urbana e em especial dos espaços públicos ”“ constituídos por ponderações de índices e atributos. Buscam aferir, os padrões de urbanização e as soluções adotadas no solo urbano ”“ prosseguindo a reflexão já iniciada com desenvolvimento de referencial teórico para a construção do Urbanismo Sustentável como objeto científico. Um primeiro passo na construção de indicadores de índices é a explicitação da abordagem conceitual utilizada e, a possibilidade de transposição de escalas ”“ do geral para o particular, da cidade para o bairro ou para o quarteirão, e deste para a cidade. Trabalhamos na construção do indicador intra-urbano composto por dois índices temáticos: Índice de qualidade de vida e Índice de qualidade do sistema ambiental, com o propósito de refletir de forma sintética uma preocupação social em relação ao meio ambiente e inseri-la coerentemente no processo de tomada de decisões. Quanto aos dados, eles são subdivididos em três grandes frentes do urbano: da Edificação(superfície fronteira - planos verticais); das Redes (fluxos, Base ”“ planos horizontais); da Massa (Entorno ”“ vegetação, água, construção, solo).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Adriana Bustos Romero, Universidade de Brasília - UnB

Arquiteta pela Universidad de Chile e pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1978. Especialização Lato sensu na Escola de Engenharia da USP de São Carlos, 1980. Mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília, 1985. Doutorado em Arquitetura pela Universitat Politecnica de Catalunya, Barcelona, 1993. Pós Doutorado em Landscape Architecture pela Penn State University, 2001.

Downloads

Como Citar

Romero, M. A. B. (2007). Frentes do urbano para a construção de indicadores de sustentabilidade intra urbana. Paranoá, 3(4), 47–62. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n4.2007.12103

Edição

Seção

Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.