Levantamento sócio-espacial: um método num vilarejo
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n17.2016.04Palabras clave:
Quartel do Indaiá, Pesquisa sócio-espacial, metodologia, MethodologyResumen
A compreensão das relações de comunidades rurais com o espaço que usam e produzem é imprescindível para ações de melhoria de suas condições de vida. Levantamentos técnicos e diagnósticos tradicionalmente empregados nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Planejamento não bastam para isso. O presente artigo visa a um método de levantamento sócio-espacial mais abrangente do que essa abordagem convencional, mas viável num trabalho de campo relativamente breve. O método é discutido a partir de sua aplicação, pelo Grupo de Pesquisa Morar de Outras Maneiras - MOM, ao vilarejo Quartel do Indaiá, no município de Diamantina, Minas Gerais. O artigo inicia pela apresentação dessa proposta metodológica, seguida de uma descrição do trabalho de campo e uma compilação dos dados levantados e interpretados. A última parte consiste na discussão crítica do processo de pesquisa, incluindo considerações para futuros desenvolvimentos.
Descargas
Citas
KOTHARI, Uma. “Power, knowledge and social control in participatory development”. In: Bill Cooke; Uma Kothari. Participation: The New Tyranny? London, New York: Zed Books, 2001, pp.139”“152.
MONTEIRO, Fernanda Testa. Os(as) apanha-dores(as) de flores e o Parque Nacional das Sempre-Vivas (MG): travessias e contradições ambientais. Dissertação de Mestrado em Geografia. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.
WHYTE, William Foote. Street Corner Society: The social structure of an Italian Slum. Chicago: University of Chicago Press, 2012 [1943].
WHYTE, William Foote. Revisiting "Street Corner Society". Sociological Forum, Vol. 8, No. 2, Jun. 1993, pp. 285”“298.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).