A análise da sustentabilidade ambiental urbana das áreas centrais da cidade de Taguatinga
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n14.2015.16928Palabras clave:
Taguatinga, Desenvolvimento urbanístico sustentável, Plano diretorResumen
Taguatinga é uma cidade jovem, sua fundação data de 1958 e, cuja população evoluiu de 26 mil habitantes para 361 mil em menos de 50 anos. Enquanto em várias regiões do mundo algumas medidas já começaram a ser tomadas ”“ como as exigências de alguns países europeus de se instalar telhado-verde em suas edificações ”“ as soluções sustentáveis ainda não são vistas no Brasil. Nesse sentido, este estudo propõe a análise do Plano Diretor Local para saber se nele foi previsto o desenvolvimento urbano sustentável, especialmente quanto à promoção da qualidade de vida ecologicamente equilibrada ou se será necessário uma interferência para adequar a norma vigente à nova realidade do nosso planeta. Os resultados mostraram que as propostas eram ineficazes, inconsistentes e não seguiram a maioria dos requisitos, além de haverem contradições.
Descargas
Citas
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL, Plano Diretor Local de Taguatinga, Documento de Memória. Brasília, 1996.
NOVAES PINTO, Maria (Org.). Cerrado: caracterização, ocupação e perspectivas. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 681 p, il, 1993.
ROMERO, Marta Adriana Bustos. Estratégias Bioclimáticas de Reabilitação Ambiental Adaptadas ao Projeto. Apresentação durante o Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Reabilitação Sustentável Ambiental Arquitetônica em Urbanística na Universidade de Brasília, 2013.
ROMERO, Marta Adriana Bustos. Arquitetura do lugar: uma visão bioclimática da sustentabilidade em Brasília. São Paulo: Ed. Nova Técnica Editorial, 2011.
ROMERO, Marta Adriana Bustos.Princípios Bioclimáticos para o Desenho Urbano. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013.
ROMERO, Marta Adriana Bustos.Correlação entre o Microclima Urbano e a Configuração do Espaço Residencial em Brasília. Fórum Patrimônio: Mudanças Climáticas e o impacto das cidades, v.4, n.1, 2011.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).