Drainage System Modeling with Low Impact Development (LID)

Authors

  • James de Melo Sampaio Júnior Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes https://orcid.org/0000-0002-2115-4098
  • Rodrigo dos Santos Morgado Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes https://orcid.org/0000-0003-3325-8481
  • Marcelo de Miranda Reis Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes https://orcid.org/0000-0003-3875-9189
  • Francisco José d'Almeida Diogo Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes https://orcid.org/0009-0002-7354-6453
  • Igor da Silva Rocha Paz Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes https://orcid.org/0000-0001-7233-3515

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n34.2023.19

Keywords:

Drainage, Rain, Paving, Water Resources Planning

Abstract

Hydrological modeling, using softwares such as the Storm Water Management Model (SWMM), has become a prominent tool to predict events in basins, helping to reduce human losses in disasters and avoid ineffective spending on works. This article aimed to present and discuss the application of the SWMM model to a case study of rainwater management for an allotment project with about 36 ha, in the neighborhood of Guaratiba/RJ. The preliminary design of a drainage network for the region was modeled by simulating an intense rainfall with a return period of 10 years and duration of 10 minutes. It was sought to integrate and compare the critical results found to the possible improvements resulting from the use of Low Impact Development (LID) techniques related to permeable pavements in the modeling. For the same return time, there was a decrease in peak flows of up to 34,53%, in addition to decreases in total volumes in the system of up to 28.73% for return times of 10, 20 and 50 years, demonstrating that the adoption use of LIDs in drainage projects generally permeates stages of softer floods.

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Author Biographies

James de Melo Sampaio Júnior, Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção no Instituto Militar de Engenharia (2018) e é estudante de mestrado em Engenharia de Transportes na mesma instituição (previsão de término em 2024), na área de pesquisa de Recursos Hídricos Aplicados à Infraestrutura de Transportes, com ênfase em Modelagem Hidrológica de Áreas Urbanas e Meteorologia Aplicada e Redução de Riscos e Prevenção de Desastres Naturais. Tem experiência na área de execução de obras rodoviárias.

Rodrigo dos Santos Morgado, Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção no Instituto Militar de Engenharia (2017) e é estudante de mestrado em Engenharia de Transportes na mesma instituição (previsão de término em 2024), na área de pesquisa de Geotecnia Aplicada à Infraestrutura de Transportes, com ênfase em Planejamento e Projeto de Obras de Terra. Tem experiência na área de execução de obras rodoviárias.

Marcelo de Miranda Reis, Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes

Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil, com ênfase em Transportes, Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente; de Engenharia de Transportes, com ênfase em Meio Ambiente, Portos e Hidrovias; e de Planejamento Energético e Ambiental. Atua principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão ambiental aplicada aos transportes; saneamento básico; gestão, tratamento e aproveitamento energético de resíduos; hidrologia e modelos hidrológicos; e modelagem numérica. Atualmente é Professor Adjunto do Instituto Militar de Engenharia. No curso de graduação em Engenharia de Fortificação e Construção, ministra as disciplinas de Hidrologia, Hidráulica, Saneamento Básico I e Saneamento Básico II, além de orientar trabalhos. No curso de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, ministra as disciplinas de Impactos Ambientais dos Transportes, Obras Hidráulicas e Portuárias, e Drenagem Aplicada à Infraestrutura de Transportes. No curso de Pós-Graduação em Engenharia de Defesa, ministra as disciplinas Meio Ambiente e Atividades Militares e Métodos Numéricos.

Francisco José d'Almeida Diogo, Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes

Atualmente é professor assistente do Instituto Militar de Engenharia. Tem experiência na área de engenharia de edificações e rodovias, esta com ênfase em drenagem. No curso de graduação em Engenharia de Fortificação e Construção, ministra as disciplinas de Tecnologia da Construção, Construções Militares, Drenagem de vias, Saneamento Básico, Arquitetura e Urbanismo, além de orientar trabalhos de tema Dirigido, Iniciação à Pesquisa e Projeto de Final de Curso. No curso de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, ministra a disciplina de Drenagem Aplicada à Infraestrutura de Transportes.

Igor da Silva Rocha Paz, Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes

É Chefe do Laboratório de Meteorologia Aplicada e Redução de Riscos e Prevenção de Desastres Naturais (LAMP), Professor de Graduação dos Cursos de Engenharia de Fortificação e Construção e de Engenharia Cartográfica, Professor Permanente de Pós-Graduação do Curso de Mestrado em Engenharia de Transportes e dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Defesa e Adjunto da Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Militar de Engenharia. É Coordenador Institucional Acadêmico-Científico do Programa CAPES/BRAFITEC, Coordenador Institucional Acadêmico-Científico do Programa CAPES/BRAFITEC, Coordenador Institucional Acadêmico-Científico do Acordo de Cooperação Internacional IME-École des Ponts ParisTech e Bolsista de Pesquisa pelo Programa Jovem Cientista do Nosso Estado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Atua nas áreas de Hidrometeorologia, Instrumentação e Monitoramento para Redução de Riscos de Desastres Naturais, Previsão de chuva a curto prazo, e Sustentabilidade Urbana

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Published

2023-08-22

How to Cite

de Melo Sampaio Júnior, J., dos Santos Morgado, R., de Miranda Reis, M., José d’Almeida Diogo, F., & da Silva Rocha Paz, I. (2023). Drainage System Modeling with Low Impact Development (LID). Paranoá, 16(34), 1–21. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n34.2023.19

Issue

Section

Água e Mudanças Climáticas

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